page view

Euribor dá alívio durante dois anos

Previsões do Banco de Portugal apontam para regresso em 2027 das subidas da taxa de juro de referência.

09 de junho de 2025 às 01:30

Durante dois anos as famílias deverão sentir um alívio nas prestações dos seus empréstimos para a compra de casa, com a descida da taxa Euribor. Mas em 2027 os juros deverão voltar a subir e agravar o crédito à habitação, de acordo com as previsões do Banco de Portugal (BdP) divulgadas no Boletim Económico de junho. 

A instituição liderada por Mário Centeno prevê um recuo da taxa Euribor a três meses este ano para 2,1% e novamente para 1,9% em 2026. Trata-se de uma evolução da taxa Euribor que tem por base as expetativas implícitas nos contratos de futuros, esclarece o BdP que, no entanto, antecipa um agravamento no ano seguinte. 

A previsão é que as subidas regressem à taxa que serve de referência ao crédito à habitação elevando-se em 2027 para 2,2%, um valor superior ao deste ano mas inferior aos 3,6% registados em 2024. Recorde-se que a média da taxa a três meses de maio último fixou-se 2,087%.

Ou seja, depois de um alívio de dois anos as famílias poderão voltar a pagar mais pelos empréstimos. 

O Banco Central Europeu desceu as taxas de juros de referência, pela oitava vez, mas a presidente da instituição sinalizou que este ciclo de descidas estará perto do fim, antecipando os analistas apenas mais um corte até ao final do ano

 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8