page view

Mário Centeno avança com candidatura a vice-presidente do Banco Central Europeu

Candidatura será formalizada na sexta-feira.

08 de janeiro de 2026 às 19:44

Mário Centeno vai avançar com a candidatura a vice-presidente do Banco Central Europeu. O anúncio foi feito ao Eco, esta quinta-feira, sendo que a candidatura será formalizada na sexta-feira. 

"A candidatura, a formalizar amanhã pelo Governo português, integra-se no meu persistente contributo para o aprofundamento da integração europeia, sustentado na experiência adquirida ao longo do meu percurso profissional", disse Centeno ao Eco

O economista e ex-governador do Banco de Portugal afirmou sentir-se "motivado e qualificado"para assumir este desafio profissional. 

Mário Centeno conta com cinco adversários de peso. O principal adversário é o finlandês Olli Rehn, que tem larga experiência pelas instituições europeias, tendo sido comissário europeu de Durão Barroso (2004 a 2010). Entre 2015 e 2016, Rehn foi ministro da Economia da Finlândia e desde 2018 que lidera o banco central da Finlândia.

Outro adversário para 'vice' é Boris Vujcic faz parte dos quadros do banco central da Croácia desde 1996. Em 2012 assumiu o cargo de governador, e foi um dos principais impulsionadores da adesão da Croácia à União Europeia. A Grécia apresenta Christina Papaconstantinou, atual vice-governadora do banco central da Grécia. Entre 2012 e 2014 foi secretária-geral do Ministério das Finanças grego. Por último, Martinš Kazaks, que se destaca por ser o governador do Banco da Letónia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8