page view

Idosa brasileira de 121 anos diz ser a mulher mais velha do mundo

Maria Gomes dos Reis foi “descoberta” depois de um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

04 de maio de 2022 às 22:50

Uma idosa brasileira de 121 anos pode ser a mulher mais velha do mundo. Nasceu a 16 de junho de 1900, em Bom Jesus da Lapa, no Brasil, onde continua a residir, segundo conta o G1

A idade de Maria Gomes dos Reis tornou-se pública depois uma visita a casa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência local. A idosa está acamada há oito anos, mas antes disso permanecia ativa, cozinhando para a família e lavando a roupa.

Todos os filhos já morreram, e conta agora com a ajuda de uma neta, de bisnetos e trinetos. "Ela criou os netos e bisnetos. Ela é que cuidava de tudo", disse a neta, Célia Cristina.

Maria pode vir ainda a ver nascer uma quinta geração, depois de 13 bisnetos e seis trinetos. Ivanilde Gomes, bisneta, agradece a educação e apoio que recebeu da bisavó: "Nunca me faltou nada, e ela dizia sempre a seguinte frase, que eu levo para a minha vida: ‘Vai estudar, menina’. Se hoje eu consegui fazer um curso foi graças ao incentivo que eu tive da minha bisavó".

"A idade avançada nós sabíamos que ela tinha, mas saber que ela é a mais velha do mundo? Nós até ficamos abismados", afirmou Célia. A data de nascimento consta da certidão de nascimento de Maria.  

Pelo Livro de Recordes do Guinness, a pessoa mais velha do mundo é da freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida a 11 de fevereiro de 1904. Lucile substituiu a japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, quando esta faleceu a 19 de abril deste ano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8