Barra Cofina

Correio da Manhã

Insólitos
4

Conheça a nova moda do leite de...barata

Algumas empresas já apostaram na produção deste produto que até já foi referenciado por Gwyneth Paltrow.
28 de Maio de 2018 às 20:09
Investigadores
Gwyneth Paltrow fez referência ao leite de barata no seu site
Investigadores
Gwyneth Paltrow fez referência ao leite de barata no seu site
Investigadores
Gwyneth Paltrow fez referência ao leite de barata no seu site

De amêndoa a soja, passando pela avelã e até pelo cânhamo, o leite já não é tão simples como há uns anos. Agora, a nova tendência é leite de barata, que até já foi mencionado pela atriz norte-americana Gwyneth Paltrow no seu site pessoal.

Investigadores do Instituto de Biologia Celular e Medicina Regenerativa da Índia explicam este fenómeno pelo valor nutricional do produto da barata, que ultrapassa em larga escala o do leite de vaca.

Segundo noticia o jornal Mirror, o leite proveniente de baratas do Pacífico Australiano contém substâncias dietéticas, bem como aminoácidos essenciais, proteínas, gorduras e açúcares, e consegue fornecer três vezes mais energia do que o leite dito normal.

Algumas baratas põem ovos mas há uma espécie, chamada Didloptera Punctata, que é a única que dá a luz prole viva e que produz leite para alimentar as crias. O leite é derivado de "cristais de barata", uma parte que se encontra no intestino do inseto e, segundo os investigadores, representa um alimento bastante completo.

O principal argumento para a substituição dos outros leites por este é a sustentabilidade, dado que todos os outros exigem agricultura e isso leva ao desgaste do meio ambiente e é um processo extremamente caro.

A empresa sul-africana Gourmet Grubb apostou nesta nova tendência e já se encontra a produzir leite feito a partir dos insetos. O produto é chamado "Entomilk" e é criado a partir de baratas de criação sustentável.

"Um dos benefícios mais importantes do Entomilk é que ele tem alto teor de proteína e é rico em minerais como o ferro, o zinco e o cálcio", diz a marca.

Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)