Correio da Manhã
JornalistaRecord
JornalistaE em off... Rui Costa acusa Noronha Lopes
Rui Costa e Noronha Lopes trocam argumentos de forma impercetível e já com a emissão a acabar ouve-se Rui Costa novamente.
"Não me chama mais mentiroso, não me chama mais mentiroso. Você é um mentiroso compulsivo".
Termina o debate entre os candidatos à presidência da Luz
Agora sim, a mensagem final de Rui Costa
"A mensagem final é muito simples. Desde já peço desculpa por este debate porque isto não foi nada. Foi algo que não dignificou o clube e lamento por isso. Quisemos um registo, talvez por ser a última cartada, quisemos um registo desta dimensão. Lamento profundamente que os sócios tenham assistido a um debate desta maneira. Eu assumo as minhas responsabilidade. O João só tem a bola mágica para resolver os problemas todos. A situação é muito simples. Nunca me vou impor aos sócios do Benfica. Serei presidente do Benfica se os sócios assim o entenderem porque foi assim que sempre servi o meu clube. Sempre à disposição do meu clube, nunca virei a cara ao meu clube. E estarei sempre à disposição do meu clube. Os únicos dois apelos que faço, além naturalmente de votarem na lista G, é que bata o recorde outra vez. Que mostremos novamente ao mundo a nossa dimensão. Está cá o Guinness para comprovar isso. Acima de tudo, que o voto eleitoral de sábado decorra como há 15 dias, com a maior dignidade e democracia onde nada se passou. Não vou estar aqui a ler textos. O pedido de ser presidente não se impõe. Temos de nos meter à disposição dos sócios. É isso que farei sempre, meter-me à disposição dos sócios do Benfica".
A mensagem final de Rui Costa... que começa de forma tensa
"Estamos a falar da pessoa que o senhor doutor João Noronha Lopes, depois de informar que recusado aceitar um convite irrecusável que lhe tinha sido feito a nível profissional e era incompatível com o lugar de vice-presidente do clube, apresentou a sua demissão do cargo ao fim de 58 dias".
Noronha Lopes: "É mentira, você é mentiroso".
Rui Costa: "Está aqui na ata do clube. Não me chame mentiroso".
Noronha Lopes: "Não vou deixar passar isto. Sabe o que é que isto demonstra... demonstra que não conhece a história do Benfica. Estive um ano no Benfica a defender o Benfica e a ajudar Manuel Vilarinho. Sabe porquê? Porque quando cheguei ao Benfica Manuel Vilarinho disse-me 'olhe, aqui não há nem efetivos nem suplentes. Estás a trabalhar desde o primeiro dia. E foi isso que fiz. Estive lá desde o primeiro dia, a trabalhar de sol a sol. Tive dois empregos e tive a defender o Benfica. E se não fosse o meu trabalho e o de Vilarinho naquela altura, o Benfica neste momento não era dos sócios".
Rui Costa: "Está a dizer que isto é mentira? [mostra novamente a ata]".
Noronha Lopes: "Estou a dizer que trabalhei no Benfica. Fale com alguns dos seus apoiantes porque eles sabem. Não há efetivos nem suplentes, todos estavam a trabalhar. Estive lá um ano. Você mente, Rui".
Rui Costa: "Isto é uma ata do Benfica. A ata do Benfica não mente..."
Noronha Lopes: "O que está a dizer é mentira!".
Moderador interrompe a conversa para deixar um reparo aos dois candidatos, referindo que ambos estão a prestar um mau serviço ao clube.
Rui Costa: "Mentiroso eu não. Isto está nas atas do Benfica que podem ser consultadas. Mentiroso não sou. Os relatórios que entreguei são do scouting do Benfica e não me chama mais nenhuma vez mentiroso".
A mensagem final de Noronha Lopes
"Rui Costa só tem uma estratégia, que é fazer-se de vítima. Quero dirigir-me aos benfiquistas. Caros benfiquistas, não estamos a votar num jogador que todos admiravam. Estamos a eleger quem está mais preparado para ser presidente. Estamos a escolher entre quem não fez e quem pode fazer. Estamos a escolher entre passado e futuro. A escolha é simples. Se querem um Benfica que ganha 1 campeonato em 4, pior financeiramente do que há 4 anos, um Benfica que se ajoelha perante os adversários e que tem medo de Proença, não votem em mim. Se querem um Benfica ganhador e respeitado, que não gasta 130 M€ para ter 0 pontos na Champions, que tem a firmeza para enfrentar os adversários, que se faz grande na Europa, um Benfica que é à Benfica, votem na Lista F. Tenho a equipa e o projeto certo. Tenho a coragem para defender o Benfica. Peço-vos humildemente o vosso voto. Não por mim, mas pelo Benfica que amamos. O Benfica não aguenta mais 4 anos assim. Como disse Cosme Damião, não sou benfiquista de coração porque este um dia pára. Sou um benfiquista de alma porque esta é eterna".
Debate aquece de tom...
Tempo das mensagens finais
Primeiro será Noronha Lopes.
Noronha Lopes: "O Benfica não precisa de betão nem shoppings"
Noronha Lopes: "O futebol português não vale nada sem o Benfica. O Rui Costa deve assumir isso e quando diz que não se opõe aos direitos televisivos porque não queria ficar sozinho, isto revela que não sabe o que é o Benfica".
Rui Costa: "Vai ensinar-me o que é o Benfica?".
Noronha: "Não, vou ensinar-lhe a ser líder. No estádio, temos um projeto para aumentar a lotação para 83 mil lugares. Temos um projeto com uma das maiores construtoras de estádios do Mundo. Não apresentamos porque queremos alguma informação que só teremos quando chegarmos à presidência. Não vou apresentar isto ao Presidente da Câmara, mas sim aos sócios. Não será de 200 M€ como o Benfica District, que é ridículo. O Benfica não precisa de betão nem shoppings. Precisa da Casa do Sócio, aumento do estádio, melhorá-lo, vemos as condições do estádio. Modernizar os pavilhões e as piscinas. Sempre soube estabelecer prioridades. Não podemos querer um Benfica District, uma casa das modalidades. É fácil prometer. Temos de ser realistas. O Benfica tem de fazer aquilo que pode fazer de acordo com as condições financeiras".
Rui Costa sobre a expansão do estádio
Faz sentido aumentar a lotação do estádio?
"Faz sentido até pelos Red Pass em espera. Há necessidade, temos o projeto para 80 mil. É uma necessidade extrema. Há mais de 15 mil Red Pass em espera. Se fizermos contas, mesmo o valor do Benfica District pode não chegar. Com 80 mil continuamos a garantir a comodidade aos sócios do Benfica, não queremos colocar sócios em cima de sócios. Dar os parabéns à nossa fundação pelo espaço onde estamos, que vai virar hotel. Fizemos investimento grande na Cidade Universitária com o polo. Queremos o aumento do Seixal para fazer mais campos e o projeto Benfica District que será de um crescimento muito grande para o nosso clube".
Próximo tema: infraestruturas
Rui Costa ainda sobre os direitos televisivos
Rui Costa: "O Benfica ausentou-se quando entendeu, mas nunca ficando fora. O que está a fazer, quer ao governo quer às instituições, é mostrar que o que está em cima da mesa é uma mão cheia de nada. Não sendo cumpridas as promessas, o Benfica vai estar fora. Saiu da centralização por acreditar que neste momento há uma mão cheia de nada. Estar lá dentro, não havendo nada, é ajudar a que este processo siga não nos defendendo a nós próprios. A promessa era que nenhum clube perdia e neste momento todos vão perder. É uma manifestação de interesse, nem que o governo tenha que adiar esta decisão".
Noronha Lopes: "Rui, não se faça de vítima. Os benfiquistas têm de deixar de olhar para o Rui Costa como jogador. Rui, você já não é jogador. É candidato a presidente. Há um contradição entre Rui Costa que se deixou enrolar por Proença neste processo e agora à última da hora quer saltar do processo. Em AG, perguntei-lhe por que é que o Rui apoiava o projeto de centralização. O Rui não respondeu. É o projeto? O Rui exalta-se porque no seu mandato o Benfica foi mal defendido. Ele devia ter percebido que aquele valor era uma falácia".
Rui Costa: "Não foi só o Rui Costa, foram todos os clubes".
Noronha Lopes: "O dinheiro tem sido mal gasto. A única coisa estável no Benfica são as derrotas"
"O dinheiro do Benfica deve servir para ganhar títulos. O dinheiro tem sido mal gasto. A única coisa estável no Benfica são as derrotas. Em relação aos direitos televisivos, é fundamental que o Benfica aproveite a oportunidade para os próximos 2 anos. O facto de a direção ter deixado para a próxima direção é positivo. Vou encarregar-me pessoalmente de negociar com as entidades que tenham ofertas para o Benfica. Já me disseram que a TVI tem uma oferta, não sei se é verdade. Saberemos e poderá explicar algumas coisas. Mas o importante é ter o melhor contrato. Há que pensar além destes 2 anos. Esta direção foi embalada pelos 300 milhões de euros de Proença, que era um número irrealista. Depois dos acontecimentos vergonhosos da final da Taça, salta fora. Passou do 8 para o 80.…
Sobre os direitos televisivos, em Portugal 94% das receitas são geradas pelos três grandes. Maior parte é do Benfica. Irei falar com o Governo para ver se o decreto-lei faz sentido e como podemos criar um cenário de livre concorrência, que foi o que nos fez ter um contrato de direitos mais alto. Os direitos não são a solução de todos os males. Temos de olhar para a reformulação dos quadros competitivos, para a diminuição dos clubes, para não haver uma sobrecarga dos clubes que estão na Europa. Há muita coisa a fazer para melhorar o produto. O Benfica não se pode ausentar numa altura como esta".
Rui Costa e os direitos televisivos: "Vamos ter um contrato superior ao que temos hoje"
"O que temos e já garanti... Garantimos propostas superiores e ainda não estamos satisfeitos com elas. É dos dossiês mais prementes, sendo que já estamos salvaguardados com um valor mas queremos mais. Fizemos uma pausa por causa da eleição. A garantia que dou é que vamos ter um contrato superior ao que temos hoje. Continuar a contar com a BTV, para que continue a ser a operadora dos nossos jogos. E resolver este dossiê porque é muito premente".
Direitos televisivos é o próximo tema
Noronha Lopes: "A nossa situação financeira é melhor do que a de FC Porto e Sporting, mas não quer dizer que seja boa"
"Rui Costa disse aos benfiquistas que o próximo exercício está feito. Como pode ele dizer que o exercício está feito se não sabemos quanto dinheiro vamos fazer da Champions, quanto vamos ter de direitos televisivos, quanto vamos ter de vendas de jogadores. Isto é irresponsabilidade. A nossa situação financeira é melhor do que a de FC Porto e Sporting, mas não quer dizer que seja boa. Perdemos 15 milhões de euros de resultados operacionais, mais 12 milhões de euros de custos financeiros, mais 42 milhões de euros de amortizações de atletas. Há um buraco que se tapa vendendo o João Neves. Não temos o João Neves todos os anos. Não podemos tapar os buracos da gestão com vendas. Olho para os fornecimentos e serviços externos. São iguais ao conjunto de FC Porto e Sporting. Digo-lhe como resolvo: cortando custos, entre 20 milhões de euros a 25 milhões de euros".
Rui Costa: "É uma maravilha".
Noronha: "Ter um bom resultado na Champions, com um projeto desportivo. Ter um contrato de direitos televisivos, aumentar as receitas em dia de jogo que podem aumentar em 15 milhões de euros. aumentar o investimento digital nas redes sociais e merchandising global. Podem passar de -15 milhões de euros para 30 milhões de euros. Precisamos de gente que saiba fazer. Vai permitir-nos pagar o passivo em melhores condições. Vai permitir-nos não vender tanto e mais cedo. Para isso é preciso saber gerir o clube".
Rui Costa: "Está aqui o bolo todo, virão jogadores de todo o lado. Ou nasceu petróleo ou não sei. Sabe perfeitamente que sabe que o Benfica está estável. Não venha com outras conversas. Como deve saber, o contrato da NOS tinha sido da direção antiga. Neste mandato nem tivemos esses valores porque estavam amortizados e isso pesou nas contas. Esta direção nunca usufruiu disso. Os contratos televisivos estão a ser tratados e tudo o resto não é novidade".
Noronha Lopes: "Quando se muda de diretores financeiros como se muda de treinador, os resultados não aparecem"
"Rui Costa vive numa realidade paralela na questão das contas. O problema começa com Rui Costa não conseguir reter pessoas no departamento financeiro. Houve 4 pessoas a tratar das finanças: Soares de Oliveira, Luís Mendes, Jaime Antunes e agora Nuno Catarino. Quando se muda de diretores financeiros como se muda de treinador, os resultados não aparecem. Em 2021, Rui Costa disse que Vieira e o seu projeto eram de topo. Em 2025, disse que teve de reerguer o clube. Mas reerguer de quê? O Rui Costa tem mais contradições neste debate do que títulos de campeão".
Rui Costa: "Ao contrário de si, tenho 8 títulos de campeão nacional. Não fugi do Benfica, nunca o abandonei".
Noronha: "Eu estive no Benfica quando ajudei a eleger Manuel Vilarinho e você foi bandeira eleitoral de Vale e Azevedo. Há dois assuntos em que fica nervoso: quando se fala de Proença e de ter sido bandeira eleitoral de Vale e Azevedo".
Rui Costa: "Esteja descansado, já encontrei adversários em campo muito mais difíceis".
Rui Costa: "Hoje veio extremamente nervoso. É por estarmos perto de sábado?"
Rui Costa: "Hoje veio extremamente nervoso... é por estarmos perto de sábado? Por causa da primeira volta? Não quero fugir a nada. Está a dizer que a seguir à Taça fiz um comunicado?".
Noronha Lopes interrompe: "Explique porque apoia Pedro Proença".
Rui Costa: "Não vela a pena porque está neste registo... Para Noronha Lopes o Benfica está falido... só que não está e continua a ser o clube português com melhores condições financeiras, incomparavelmente. Os números são os números. Aqui não há erros. Há subida da dívida líquida, mas depois há uma redução nas contas globais do clube. A subida foi devido ao impacto do Covid, reestruturação do futebol e o estádio. Subiu de forma controlada e para aquilo que são as receitas, estamos com uma dívida estável. A dívida global do Benfica baixará drasticamente".
Noronha Lopes: "Rui Costa está condicionado e não quer falar disso"
Noronha: "Uma das coisas que o presidente tem de fazer é ser firme na defesa dos interesses do Benfica. Quando o campo está inclinado, o presidente do Benfica tem de defender o Benfica. Houve um perdão fiscal de 100 M€ ao Sporting. Não vi o presidente do Benfica manifestar-se contra isso. Tinha pedido uma audiência à Liga, FPF, Banco de Portugal e Governo. Tinha pedido à Liga para fazer uma análise da perda de competitividade dos outros clubes face à situação especial que foi dada ao Sporting. O Benfica não reagiu na altura própria. Há concorrência desleal que nos prejudica e que afeta as contas. Tem a ver com a falta de voz na defesa dos interesses. Quando Varandas critica o Benfica em fevereiro e condiciona os árbitros... Rui Costa fica calado, isto não é defender os interesses do Benfica. Rui Costa faz um comunicado depois da final da Taça, é confrontado pelos presidentes de FC Porto e Sporting dois dias depois e fica calado".
Rui Costa: "Mas eu fiz um comunicado a seguir à final da Taça?".
Noronha: "Fez tarde e a más horas. Já sei que Rui Costa está a ficar nervoso".
Rui Costa: "Não seja mal educado, só isso".
Noronha: "Em vez de dar murros na mesa cada vez que a equipa perde, Rui Costa devia dar murros na mesa das reuniões da Liga. Por que está condicionado nas críticas a Proença?".
Rui Costa: "Já me viu condicionado?".
Noronha: "Já disse que Proença foi o melhor presidente da Liga? O que é o projeto de Proença? É ter um Conselho de Arbitragem dominado pelo Sporting? É não ter defendido os clubes portugueses na Europa? Rui Costa está condicionado e não quer falar disso".
"Há que apostar na formação e ser transparente", defende Noronha
Noronha Lopes: "As modalidades fazem parte do associativismo. Ganhamos cerca de 30% dos títulos masculinos. Tivemos várias vitórias feminino. Futsal e hóquei devem ter ambições europeias. Ficámos muito contentes com o tetra no basquetebol. O meu vice é Felipe Gomes, capitão da equipa de basquetebol".
Rui Costa: "Foi 2 jogos".
Noronha: "Posso falar ou não? Felipe Gomes traz um grande conhecimento nos patrocínios da gestão das marcas, da qual foi responsável. Há que apostar na formação, ser transparente em relação ao que gastamos em cada modalidade. Preocupa-me que os pavilhões estejam vazios. Ainda não resolvemos esse problema. Temos de fazer mais coisas no Red Pass das modalidades. Sabe quantos ganhamos nos patrocínios das modalidades de pavilhão?".
Rui Costa: "É a realidade do país".
Noronha: "Nas modalidades de pavilhão, temos 1,7 milhão de euros. Nas modalidades femininas, temos 120 mil euros. Acha este patrocínio digno do Benfica? Tenho uma pessoa que me vai ajudar a ir buscar mais patrocínios".
Rui Costa: "Tem a bola mágica em tudo. Queremos sempre mais. Que ganhamos mais do que os outros juntos é um facto. Queremos sim continuar a evoluir nas que ganhamos menos e manter nas que ganhámos mais. Se gastamos 30 milhões de euros nas modalidades... não se pode comparar com os rivais porque temos o dobro das equipas. Basta olhar para o lado e perceber. O Benfica como está nas competições não só por estar, mas para ganhar, tem que investir".
Noronha: "Modalidades são viveiros de benfiquismo, não só para os atletas, mas também para as famílias e para toda a gente. Queremos ter uma bancada para as famílias no pavilhão".
Rui Costa: "No próximos mandatos quero ter o título europeu em duas modalidades: futsal e hóquei"
Mandato nas modalidades. O que seria um bom mandato?
"Nos últimos quatro anos fizemos um investimento forte e equiparámos aos rivais, porque não estava. No global de todos os troféus, ganhámos mais do dobro em relação ao anterior mandato. Preparámos as equipas. Recuperámos o Basquetebol com 4 campeonatos. Tivemos a perda no voleibol, infelizmente. Recuperámos o futsal, volei feminino. Um bom mandato é aumentar estes números. No próximos mandato quero ter o título europeu em duas modalidades, futsal e hóquei".
"Posso passar os meus minutos a Noronha Lopes para falar": Rui Costa sobre chumbo de relatório
Noronha Lopes:"Uma das coisas que também afastam os sócios é a forma como elas são preparadas. Tem havido incompetência na preparação e na forma como a informação é divulgada. No ano passado foi divulgado um relatório de uma auditoria na véspera da AG. Isto é respeitar os sócios? Na última AG, foi apresentado o relatório consolidado na véspera da AG."
Rui Costa: "Foi por isso que chumbou 30 milhões de euros".
Noronha: "Rui Costa teve tantas demissões nos órgãos sociais que na última AG quem foi apresentar o relatório e contas não era um vice-presidente, mas sim um funcionário da SAD".
Rui Costa: "Foi por isso que chumbou os 30 milhões de euros positivos? Foi por não ter tido o caderno com todos os números?".
Noronha: "Aquele relatório foi chumbado porque a Direção é incompetente do ponto de vista financeiro. Irresponsabilidade é aumentar o passivo em 100 milhões de euros. O relatório e contas foi chumbado por 3 razões: os resultados operacionais só são positivos por causa do Mundial de Clubes, o que significa que há uma receita extraordinária, senão seriam negativos. Os resultados líquidos só foram positivos por causa da venda de João Neves. Estamos a falar de contas e de um relatório de gestão. Também estamos a avaliar a gestão. A gestão foi má."
Rui Costa: "Chumbar um relatório de 30 milhões de euros? Posso passar os meus minutos a Noronha Lopes para falar. Faz-me muita confusão a resposta que me dá ao facto de ser chumbado 30 milhões de euros positivos. O Mundial faz parte do nosso mérito. Nós não recebemos esse valor. E esse valor é mérito nosso. Não pode ser esquecido o mérito. Só somos condenados pelo que não temos. E o que temos? Fomos buscar esse valor por mérito próprio. Que daqui a 4 anos estejamos lá outra vez. Não é por essa razão que chegamos ao valor positivo. A auditoria foi entregue aos sócios na véspera da AG, porque recebi a auditoria na antevéspera. Mal seria se eu tivesse escondido esse documento para apresentar depois da AG. Seria esconder aos sócios que a auditoria estava pronta.
"Noronha Lopes interrompe: "Coincidência".
Rui Costa: "Não é coincidência, é realidade".
Noronha Lopes: "Teve meses para preparar o relatório".
Rui Costa: "Se fosse para minha defesa, então tinha escondido e apresentava depois da AG. Coloquei cá fora quando recebi. O grave seria, com o documento em minha posse, escondê-lo para depois da AG".
Rui Costa: "Temos que ter Assembleias Gerais mais participadas"
Rui Costa: "Não podem ser mil, duas mil pessoas a decidirem o futuro do clube. Temos que ter Assembleias Gerais (AG's) mais participadas. Olhando para os novos estatutos, tem obrigatoriamente que ser formato. Lembro que os estatutos do Benfica foram aprovados por dois por cento dos sócios. Todas as decisões macro têm que ter mais participação. Pode ser em dia de jogo, transmissão nos canais do clube, tem que ser de outra forma. Precisamente para que as decisões macro para a vida do clube sejam aprovadas por mais sócios".
Noronha Lopes: "Quero que existam mais sócios a ir a AG's, mas não podemos diminuir quem lá vai. Há sócios que chegam fora de Lisboa para ir à AG. Na AG dos estatutos, estavam lá mais de 8 mil sócios. Rui Costa elogiou os Estatutos. Estranho que os estatutos anteriores a estes tenham sido aprovados por 150 pessoas. Diminuir Estatutos aprovados por 8 mil sócios é menorizar a democracia no Benfica".
Rui Costa: "Não estou a diminuir as pessoas que estão nas AG's. O que estou a dizer é que é preciso criar condições para que vá mais gente. Como o chumbo das contas que pode levar à queda da direção, não pode ser um número reduzido de sócios".
"Uma das boas ideias de João Manteigas era o clube facilitar autocarros para os sócios": Noronha sobre Assembleias Gerais
Noronha Lopes: "Temos de criar condições para que haja maior participação em Assembleias Gerais. Já discuti com o meu presidente da Mesa da AG e, do ponto de vista legal, vamos tentar alargar a participação. Podemos realizar uma AG em dia de jogo, o que pode acontecer. Se fizemos eleições, também pode haver uma AG. Uma das boas ideias de João Diogo Manteigas era o clube facilitar autocarros para os sócios irem a Assembleias Gerais. O clube pode facilitar isso."
Rui Costa: "As nossas equipas quando vão para fora de Lisboa vão jogar, não passear"
Rui Costa: "As modalidades já frequentam as casas. Nem sempre é possível por questões de calendário. As nossas equipas quando vão para fora de Lisboa vão jogar, não passear. Nem sempre é possível. O que acabou de dizer já está tudo implementado".
Rui Costa sobre as Casas do Benfica
Qual o futuro das Casas do Benfica?
"Continuam a ser as maiores embaixadas. Estar mais perto das casas e dar melhores condições... claramente. Fizemos o modelo 2.0 em Santarém e é um dos modelos que queremos usar, porque é funcional e dá grandeza, existe uma maior proximidade. Está aprovado a ligação ao Estádio da Luz e também criar condições para que as equipas as visitem quando forem jogar a certos locais, dependendo naturalmente de horários. São as principais coisas a fazer no imediato. Vai haver uma reunião macro no próximo ano".
Noronha Lopes interrompe: "Finalmente... foi preciso aparecer no meu programa".
Rui Costa: "Vou concluir. Este acompanhamento tem que existir e ser mais presente".
Noronha Lopes: "Red Pass? Não podem ser os sócios a pagar os erros de gestão"
"Queria dizer uma palavra sobre os Red Pass. Não podem ser os sócios a pagar os erros de gestão. Proponho o congelamento dos preços. Não é uma medida irresponsável. Se aumentarmos 2% ao ano, isto traz-nos cerca de 1,3 milhões de euros, que é 0,5% das receitas totais. Não é a aumentar o preço que vamos resolver os problemas nem podem ser os sócios a pagar. Há uma lista de espera de 20 mil lugares. Se for por aí, o Benfica torna-se um clube de elite. Congelar o preço e ir buscar às receitas comerciais que podem vir do lado das empresas, com flexibilidade, e criar receitas ao nível de conteúdos digitais, merchandising. Espero que tenhamos oportunidade para falar disso. Os sócios não podem suportar estes aumentos".
Rui Costa: "Os Red Pass que mais aumentaram foram os que não tinham pacote de Liga dos Campeões. Há uma lista de espera muito grande. Portanto, para possibilitar que quem não quisesse ter Red Pass completo, pudesse entrar alguém para ter Red Pass completo. O maior aumento foi para incluir Liga dos Campeões, que agora tem mais jogos do que o modelo antigo".
Rui Costa e a bilhética nos jogos fora de casa: "É uma das maiores guerras"
"É uma das maiores guerras, precisamente porque o adepto do Benfica paga o dobro para acompanhar a sua equipa no final da temporada. Não é uma batalha fácil porque muitos clubes fazem casa quando o Benfica vai lá. Até aqui usámos o critério da assiduidade. Não vamos conseguir resolver este problema, não é fácil principalmente porque há estádios em que temos 500 bilhetes e não conseguimos meter lá 10 mil adeptos. Em casa, o único remédio é o crescimento do nosso estádio. Concordo e é uma das coisas que temos trabalhado. Há aqui uma falha, que é o tempo de espera. É algo que estamos a trabalhar afincadamente para que o sócio não esteja tanto tempo à espera para saber se tem bilhete".
Noronha Lopes sobre a bilhética em jogos fora
Bilhética em jogos fora:
"Ainda ontem tivemos um bom exemplo do que não deve ser a bilhética. Os bilhetes mais baratos eram de 35 euros e queixamo-nos que temos 10 mil lugares sem ocupação. Vou criar um portal da bilhética. Não é fácil de resolver. A procura é maior do que a oferta. Proponho um sistema que seja mais transparente e mais funcional para que as pessoas não fiquem penduradas nos telemóveis duas ou três horas. É importante criar um lote de bilhetes para os benfiquistas que vivem perto das cidades onde o Benfica vai jogar. E fazer com que o critério possa ser rotativo. É um problema de que tem de ser resolvido. Mais transparência e funcionalidade vamos ter".
Associativismo é o próximo tema
Rui Costa: "Tornámos o desastre num luxo"
Quem vai tutelar o futebol feminino?
"O futebol feminino passou para a SAD no nosso mandato. Criaram-se condições melhores. Perdemos duas jogadores de grande gabarito para a equipa, fruto do crescimento da equipa e da visibilidade destas duas jogadores. Não desinvestimos, bem pelo contrário. A capacidade de investimento que vai continuar... não podemos de uma assentada criar condições máximas para sermos campeões europeus. Lembro que os últimos campeões têm orçamentos acima dos 15 milhões de euros. Por sua vez, em termos de Benfica Campus precisamos de mais espaço para dar melhores condições a todas as equipas. O investimento que foi feito... tornámos o desastre num luxo. Vamos continuar a crescer e em termos de Benfica Campus precisamos de mais um campo. O responsável, é certamente uma das pessoas mais conhecedores do futebol feminino português, e será anunciado na segunda-feira".
Quer prometer um título europeu no futebol feminino?
"Não vou prometer, até porque o futebol português não está a acompanhar esse crescimento. Ainda não há competitividade que nos permita ter os mesmos ritmos de outros. Mas o Benfica tem de caminhar para esse objetivo. Não é fácil, de um dia para o outros, criar um campeão europeu. As jogadores que jogam para o titulo dificilmente vêm para Portugal"Noronha Lopes: "O seu diretor é o Fernando Tavares?".
Rui Costa: "Não é Fernando Tavares".
Noronha Lopes: Os escritórios não podem estar em contentores e as jogadores não se podem equipar em 2 balneários diferentes"
Noronha: "O futebol feminino vai ficar dentro da SAD. Há 3 coisas a dizer. Chegámos aos quartos-de-final da Champions. Depois houve um desinvestimento. Temos de criar um departamento de scouting e criar melhores condições. Os escritórios não podem estar em contentores e as jogadores não se podem equipar em 2 balneários diferentes. Temos de investir nas infraestruturas e investir no scouting, que é uma área que não existe. O seu diretor para o futebol feminino é o Fernando Tavares?".
Rui Costa: "Não, não é o Fernando Tavares".
Noronha: "O Benfica pode ir longe nas competições europeias. Chegou aos quartos-de-final. Podemos fazer um investimento para chegarmos longe. Não prometo um título europeu, mas vale a pena fazer um investimento".
A declaração de Noronha Lopes que Rui Costa recordou
No decurso do tema futebol profissional, Rui Costa recordou as declarações de Noronha Lopes esta quarta-feira, quando apontou que o Benfica "não podia ir buscar Meités".
"Já é a terceira vez que me chama mentiroso": Rui Costa para Noronha
Noronha Lopes: "As verdades têm de ser ditas. Rui Costa esteve 13 anos ligado ao futebol".
Rui Costa: "Tive os méritos de ganhar e de perder".
Noronha: "Não sabia nada, assinava sem ler".
Rui Costa: "Mas nunca abandonei o clube".
Noronha: "Vieira dizia que Rui Costa se encostava, que era um símbolo. Que esteve lá, esteve. Era responsável pelo futebol. Não pode dizer que limpou tudo quando foi ele que pôs lá o plantel. Chega de mentiras".
Rui Costa: "Não vai voltar a chamar-me mentiroso. Isto não é nada. Já é a terceira vez que me chama mentiroso".
Noronha: "No último debate chamou-me mentiroso várias vezes".
Rui Costa: "Nunca abandonei o clube".
Noronha: "Não abandonou, mas esteve lá encostado".
Próximo tema: futebol feminino
Rui Costa para Noronha: "Diga lá... O que é que é um vice para o futebol?"
Rui Costa: "Tem feito o debate sozinho. Não há vice para o futebol porque é da SAD. O meu cargo era de administrador e de acompanhamento homem. Os seus vices são todos para o futebol? Diga lá... O que é que é um vice para o futebol?".
Noronha Lopes interrompe: "O que estava lá a fazer? Estava nas relações institucionais [risos]".
Rui Costa retoma: "Outra vez... É uma questão de eu conseguir falar e neste momento está a fazer o debate sozinho. Quanto mais fala melhor para mim".
Noronha Lopes: "Nestas eleições, só tem uma preocupação. Fazer-se de vítima e esquecido"
"Dou dois exemplos. O Nuno Gomes sempre foi administrador para a SAD. Ouvimos Humberto Coelho, por quem tenho muita estima e consideração, a dizer que ia ser vice-presidente para as relações com o balneário. Agora é para as relações institucionais. Quem não sabe aquilo que faz são as pessoas da lista de Rui Costa. O Rui Costa tem grande dificuldade em admitir as suas responsabilidades, entre o que fez e o que não fez. O Rui Costa disse que tinha pegado num plantel envelhecido, com jogadores a mais. Portanto, que tinha limpado a casa. Pergunto a Rui Costa quem era o vice-presidente para o futebol que pôs lá esse plantel envelhecido. Quem era? Há uma contradição. Nestas eleições, só tem uma preocupação. Fazer-se de vítima e esquecido. Não sei o que ele fez lá dentro. Esteve lá 13 anos. O que esteve ele a fazer? Quer fazer os benfiquistas esquecer-se das suas responsabilidades. Rui Costa disse que estava impreparado para ser presidente do Benfica. Até percebo que para alguém que seja do futebol, não esteja preparado para gerir o clube. Alguém do futebol que esteve lá 13 anos em cargos de topo, um deles como vice-presidente para o futebol. Esteve lá 13 anos. Chega ao Benfica e não ganha nada. Explique aos benfiquistas o que esteve a fazer. O Rui Costa esteve lá 13 anos como responsável para o futebol. Não aprendeu a ganhar".
Rui Costa: "As pessoas que tem para meter no Benfica é um camião tal... é tanta gente"
"Não vamos falar de liderança porque você já meteu a equipa a falar nos jornais durante toda a semana. Eu percebo que Noronha Lopes, depois da semana passada, venha com a agressividade toda. Posso falar ou vai fazer um debate sozinho? Estava a falar das saídas... no scouting saíram 3 pessoas, porque o Pedro Ferreira quando foi para Inglaterra conseguiu levá-los por preços mais caros".
Noronha Lopes interrompe: "Não é verdade".
Rui Costa retoma: "Não vim para aqui com este nível. A questão é muito simples. Trocou-se o diretor do Benfica Campus. Fizemos o trajeto do futebol de formação que conquistou títulos, lançámos jovens na equipa principal. Saiu Rodrigo Magalhães para a Arábia por valores incomportáveis. E é natural porque somos uma referência mundial a nível da formação. Mesmo as pessoas que saíram, nunca ficou um vazio. As pessoas que tem para meter no Benfica é um camião tal... é tanta gente. Foi preciso o debate a 6 para você perceber que não há vice para o futebol e depois disso apresentou o Nuno Gomes".
Noronha Lopes: "Benfica deve ser a única equipa das ligas europeias sem um chief scout"
"Relativamente à minha equipa, há uma diferença entre a minha e a de Rui Costa. Parece que Rui Costa já leu o meu programa. Rui Costa é um homem do futebol que, supostamente, sabe tudo de futebol. Se um homem do futebol ganha um campeonato em 4, precisamos de outros homens do futebol. A minha equipa sabe o que vai fazer, conhecem os cantos à casa".
Rui Costa interrompe: "Têm a bola mágica".
Noronha retoma: "Já passaram pela formação, scouting, já ganharam no Benfica. Na equipa de Rui Costa houve uma pessoa que não sabe o que vai fazer. O Benfica não tem um chief scout ao fim de um ano e meio. Deve ser a única equipa das ligas europeias sem um chief scout. Já saíram 7 pessoas do scouting. Saiu o diretor do Benfica Campus, o diretor da formação, Lourenço Pereira Coelho, Rui Pedro Braz, dois treinadores da formação para os adversários. Como pode o Benfica ganhar se sai tanta gente? Saem porque não querem trabalhar consigo. Algumas disseram-me. O Rui desresponsabiliza-se de tudo o que aconteceu no futebol. Já me disseram que Duarte Beirolas pediu para sair e que o Rui pediu para ele adiar a saída para depois das eleições. As pessoas continuam a sair. Você não tem liderança. O Rui nem atribui pelouros aos seus vice-presidentes. Orgulho-me de Bagão Félix poder falar".
Rui Costa: "Tenho aqui 4 relatórios do Meïté, que é contratado pelo Pedro Ferreira. Vou oferecer-lhe"
"Eu não tenho varinha mágica. O João é que está a dizer que tem o projeto, mas não diz qual. Até agora não conseguiu responder a nada. Em relação aos jogadores, evidente que comprámos muitos. Nem sempre se vai acertar, mas tenho lido e ouvido o que tem dito e permita-me que lhe diga isto. No futebol os jogadores não têm paternidade. Vai haver falhas em todas as presidências. Vi que disse que o Benfica não pode ter mais Meïtés. Tenho aqui 4 relatórios do Meïté, que é contratado pelo Pedro Ferreira. Vou oferecer-lhe e pode levar a Pedro Ferreira".
Noronha Lopes interrompe: "Isso é mentira".
Rui Costa retoma: "Não me chame mentiroso. Se o debate vai por aqui, não vale a pena haver debate."
Noronha Lopes para Rui Costa: "O maior legado desportivo do seu mandato é o bicampeonato do Sporting"
O investimento de 100 milhões de euros por época é para manter?
"O Benfica não tem de gastar menos, tem é de gastar melhor. Está a gastar pior do que devia gastar. Todos dizemos que o Benfica tem de ganhar mais do que os outros. Rui Costa já provou que não sabe ganhar. Eu tenho um projeto para vencer. Acabamos de gastar 130 milhões de euros e vamos ao mercado, prova mais uma vez que o investimento foi mal feito. O maior legado desportivo do seu mandato é o bicampeonato do Sporting."
Rui Costa interrompe: "Já li essa frase"
Noronha retoma: "Desbaratou-se dos melhores jogadores. Mais uma vez, o Benfica tem o maior orçamento para o futebol em Portugal. Na SAD gasta 120 milhões de euros em salários, mais 40 milhões de euros do que o Sporting. E não ganha. Isto é o quê? Má gestão desportiva. Entre os jogadores mais valiosos, temos 2. Os nossos adversários têm os outros. O que se chama a isto? Má gestão. Como podem os benfiquistas acreditar que vamos passar a ganhar se está a ser tudo feito da mesma maneira? José Mourinho está a trabalhar com um plantel feito com Bruno Lage como Bruno Lage trabalhou com um plantel feito com Roger Schmidt. Rui Costa quer dizer que tem uma varinha mágica e dizer que vamos começar a ganhar."
Rui Costa: "Obviamente que não foi um mandato com queríamos. Tenho um sonho que vou transportá-lo"
O que considera ser um bom mandato?
"2 minutos e 25 segundos para responder a uma pergunta que não responde e só falou na minha pessoa. A sua campanha é o Rui, Rui, Rui".
Noronha Lopes interrompe: "Lá está o Rui Costa a vitimizar-se..."
Rui Costa retoma: "Não estou a vitimizar-me. Eu não o interrompi e peço que não o faça. O que proponho é um mandato em que ganhamos mais do que os outros. O que se pretende é que se ganhe mais do que os outros. Não temos bolas mágicas, mas temos obrigação. Foram 4 anos de reformulações. Obviamente que não foi um mandato com queríamos. Tenho um sonho que vou transportá-lo, que no mínimo é acabar o mandato com a quarta estrela. É o desejo de todos os benfiquistas. Ontem foi uma noite triste para os benfiquistas, uma noite em que devíamos ter ganho. E quando não ganharmos o responsável sou sempre eu. Os 400 milhões... tenho ouvido falar disso como se fosse mandados à rua e não é assim"
"É evidente que o Benfica não pode gastar todos os anos 100 milhões de euros. O plantel no futuro não precisa de grandes alterações. Vai haver anos em que não precisa de gastar tanto dinheiro. Relembrar que hoje estamos preparados para enfrentar o mercado com clubes importantes, mas ainda estamos a baixo em salários. O Benfica está pronto no futuro para fazer melhores investimentos"
Começa o debate: Rui Costa e Noronha Lopes no último frente a frente
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.