Sondagem DN/Aximage, divulgada esta terça-feira, coloca o liberal em quarto lugar, com André Ventura em primeiro.
O candidato presidencial Cotrim de Figueiredo defendeu esta terça-feira, em Ponta Delgada, Açores, que é altura para "começar a desmontar" o apelo ao voto útil e manifestou-se convicto de que terá o apoio para chegar à segunda volta.
"Acho que o meu mandatário, José Miguel Júdice, teve uma expressão feliz quando descreveu que as pessoas que votam em mim votam porque sim e em muitos outros candidatos votam porque não, resignados por acharem que não têm alternativa. E, portanto, é uma boa altura, também, para começar a desmontar já aquilo que vai ser certamente um apelo forte ao voto útil", disse, em declarações aos jornalistas.
E prosseguiu: "Voto útil não é mais, sejamos francos, do que pedir às pessoas para votarem na segunda escolha. E quem vota na segunda escolha não pode esperar ter um país de primeira".
"O voto útil tem sido responsável, em muitas eleições, por Portugal ter uma determinada mediocridade nas suas escolhas políticas, na sua classe política, nas suas opções de futuro. E, nestas eleições Presidenciais, tratando-se de eleições mais pessoalizadas, com duas voltas, o voto útil é particularmente inútil", justificou o candidato apoiado pela Iniciativa Liberal (IL) no final de uma visita ao Centro de Fabrico dos Açores, na ilha de São Miguel.
Cotrim referiu também que vai continuar a fazer o que tem feito "desde há um mês e meio": "Centrar-me na minha campanha, na mensagem positiva, confiança nos portugueses e na capacidade de fazer um país melhor".
"E tenho a certeza que, até 18 de janeiro, isso vai ser suficiente para ter o apoio necessário para chegar à segunda volta", admitiu.
Questionado sobre se a sua mensagem está a passar para o eleitorado, o candidato à Presidência da República respondeu que nota "perfeitamente" que tal está a acontecer.
"Gostava que vocês tivessem a sensação que eu tenho quando estou no terreno e quando observo os movimentos mais básicos de reação a eventos, a debates, a iniciativas. É absolutamente esmagador. E eu já vou na minha oitava ou nona campanha. Eu já sei distinguir uma boa campanha de uma ótima campanha e esta está a correr, de facto, particularmente bem", afirmou João Cotrim de Figueiredo.
Sobre a sondagem DN/Aximage divulgada esta terça-feira, que o coloca em quarto lugar, com André Ventura em primeiro, seguido de Marques Mendes e Gouveia e Melo, referiu que a sua candidatura é "a única que está a crescer".
Também salientou que é a única apoiada por um partido que consegue "ir buscar votos ao PSD, ao PS, ao CDS, ao chega, à IL, naturalmente, e às pessoas que não têm partido e que, se calhar, nem estavam mobilizadas por estas presidenciais".
"É esse o prazer que me dá fazer esta campanha. Conseguir chegar a pessoas que, normalmente, não se interessariam por política, ou se interessam por política noutros quadrantes, e estão a ver a esperança e força e crescimento nesta campanha. Eu sempre disse que ia à segunda volta com essas hipóteses todas, e continuo a dizer, os dados estão lá", admitiu.
Já relativamente à conferência de imprensa realizada na segunda-feira pela ministra da Saúde sobre o aumento da atividade gripal, o candidato a presidente da República registou como aspeto positivo "antecipar os problemas", mas "resta a questão de fundo" relacionada com o facto de o Sistema da Nacional de Saúde não estar preparado para "estes picos".
"E quando se adverte o público, [de que] podemos ter oito semanas de preocupação e de stress e de pressão sobre o sistema, significa que o sistema não está, de facto, preparado para essas alturas, [e] já se sabe que na altura do inverno vamos ter doenças respiratórias, infeções respiratórias mais frequentes e mais graves", justificou.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.