page view

Acordo para a paz em Gaza prevê libertação de todos os reféns 72h após a retirada das forças israelitas

Acordo assinado por todos os envolvidos nas negociações refere diferentes pontos de etapas para a implementação do plano, entre os quais a entrada de ajuda humanitária na região.

09 de outubro de 2025 às 23:42

O acordo assinado por Israel, o Hamas e os mediadores que participam nas negociações para o acordo de paz em Gaza prevê a libertação de todos os reféns "72 horas após a retirada das Forças da Defesa de Israel". Uma cópia do acordo que circula pela televisão pública israelita é intitulado de "Etapas de implementação do presidente Trump para um fim abrangente da guerra em Gaza", como refere o The Times of Israel.

A primeira etapa presente no documento, consiste no anúncio do fim da guerra e do acordo entre todas as partes para a implementação das medidas necessárias "para esse fim" e da reunião de todos os envolvidos para a aprovação. Já a segunda etapa afirma que "a guerra terminará imediatamente após a aprovação do governo israelita", com todas as operações militares a serem interrompidas. 

O terceiro passo consiste na "entrada total de ajuda humanitária e socorro" na Faixa de Gaza, adiantam os meios de comunicação israelitas.

Já a retirada das forças israelitas "para as linhas acordadas", está presente no quarto ponto revelado. "As IDF não regressarão às áreas de onde se retiraram, desde que o Hamas implemente integralmente o acordo", pode ler-se no documento. 

A libertação dos reféns está inscrita na quinta etapa, a realizar-se depois da retirada das forças de Israel. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8