Chefe de gabinete de Zelensky alvo de buscas por suspeitas de corrupção
Yermak está a ser investigado no âmbito do maior caso de corrupção durante a presidência de Zelensky.
Andriy Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano Volodymir Zelensky, está a ser investigado por corrupção, esta sexta-feira. O Gabinete Nacional Anti-corrupção (NABU) disse que as autoridades estão a fazer buscas na residência de Yermak.
O chefe de gabinete está a ser investigado pelo NABU no âmbito do caso que envolve a empresa estatal de energia nuclear, Energoatom, o maior caso de corrupção durante a presidência de Zelensky. Oito suspeitos foram constituídos arguidos e Timur Mindich, um associado próximo do presidente será o líder do esquema, avança o Kyiv Independent.
Yermak já recebeu apelos para que se demita, mas Zelensky recusa-se a despedi-lo e nomeou-o para liderar as negociações de paz.
Uma das casas de luxo perto de Kiev, financiadas através do esquema de corrupção, Energoatom, estava destinada a Yermak, contou um membro das autoridades à mesma fonte.
"Hoje, o NABU e SAPO estão a conduzir procedimentos em minha casa", escreveu Yermak no Telegram. "Os investigadores não enfrentam nenhum obstáculo. Receberam acesso total ao apartamento e os meus advogados estão no local e a cooperar com as forças de autoridade. Estou a prestar total cooperação", explicou o chefe de gabinete.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt