Aos 25 anos deixou a cidade Saratov, na Rússia, e veio para Portugal.
Igor Khashin, o antigo presidente da Casa da Rússia e do Conselho de Coordenação dos Compatriotas Russos e atual líder da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), subsidiada desde 2005 até março passado pela Câmara de Setúbal, que recebeu pelo menos 160 refugiados ucranianos, tem ligações próximas com o Kremlin há vários anos.De acordo com a Câmara Municipal de Setúbal, Igor Kashin "colabora, regularmente, há vários anos, com várias entidades da administração central, entre as quais o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Alto Comissariado para as Migrações e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, tendo prestado esta colaboração já este ano, em instalações de alguns destes serviços em Setúbal, no contexto do acolhimento de refugiados da guerra da Ucrânia". Terá relações próximas com a embaixada russa e com o regime liderado por Vladimir Putin, escreveu o jornal Expresso.O jornal Expresso noticiou que Igor Khashin e a mulher, Yulia Khashin, funcionária do município setubalense, responsáveis pela Linha de Apoio aos Refugiados, terão fotocopiado documentos dos refugiados, entre os quais passaportes e certidões das crianças.
Mas quem é Igor Khashin?
Igor Khashin nasceu em Saratov a 30 de Agosto de 1975 e lá cresceu até aos 25 anos de idade. Depois disso, deixou a sua terra natal e veio para Portugal.
Em entrevista, em 2015, a propósito do Fundo para Apoio e Proteção dos Direitos de Compatriotas Residentes no Estrangeiro,uma fundação criada por Sergei Lavrov, o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, e que contou com a participação e supervisão de de Igor Khashin, o russo contou que andou numa escola soviética e, "como todas as crianças daquela época, gostava de Júlio Verne, Belyaev".Na escola onde estudou, "havia conceitos claros e precisos sobre o que são os adultos, quem são os professores", referiu Khashin.Começou por ser eletromecânico e o segundo emprego de Khashin foi no Conselho Coordenador dos Compatriotas Russos. "Esta atividade ajudou-me muito, especialmente porque nessa altura eu estava a formar-me numa Faculdade de Direito - a disciplina de Direito Constitucional nessa altura era nova, estava a desenvolver-se, e era muito interessante trabalhar com vários funcionários da assembleia legislativa do final do Império Russo (Duma)", salientou o diplomata.Falando no papel da Casa da Rússia, Khashin diz que é "a representação de interesses e a defesa de posições". "Lá, eram levantadas questões que diziam respeito tanto aos compatriotas que vivem no estrangeiro como aos que vivem directamente na região europeia", referiu ainda."Gostaria de notar que, neste momento, para além dos representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, temos frequentemente membros da Duma, do Conselho da Federação, de outros ministérios e departamentos relevantes - Rosmolodezh, do Ministério da Cultura, do Ministério da Educação, do Serviço Federal de Migração ligados a nós", destacou Khashin, em 2015.Embora gostasse de Portugal, para Kashin, a Rússia "é sempre um sonho", acrescentado que nunca se poderá esquecer da "pátria".
E qual é a relação de Igor Khashin com Vladimir Putin?
De acordo com o Expresso, Khashin é "gestor de projetos", e as associações a que terá estado ligado estavam nos 'sites' da Ruskyi Mir e da Rossotrudnichestvo, instituições estatais criadas pelo Kremlin para divulgar a cultura e o mundo russos, mas, segundo fontes, "podem servir de cobertura a elementos dos serviços secretos" da Rússia.
A fundação Russkiy Mir, criada pelo presidente russo, em 2007, projetada com o objetivo de promover a língua e a cultura russas em todo o mundo, fez com que Igor Khashin e Yulia Gundarina participassem em eventos organizados pela agência de propaganda do Kremlin e até já terem estado em Moscovo, capital da Rússia, a ouvir Putin a discursar no 8º Congresso de Compatriotas.
A Associação de Ucranianos em Portugal alertou os Serviços de Informação da República Portuguesa, a 2 de Abril, para a presença de "agentes de influência russa" em algumas organizações que acolhiam refugiados em Portugal.
De acordo com a embaixadora da Ucrânia, Inna Ohnivets, em entrevista exclusiva à CNN Portugal, no início de abril - quando a guerra na Ucrânia já durava há dois meses - a associação Edintsvo, chefiada por Igor Khashin "está ligada à embaixada russa e este cidadão, durante uma reunião comigo em 2016, confirmou que esta associação não tem qualquer entidade com a Ucrânia, sendo apenas russa"."Estas associações pró-russas com ligações muito estreitas com a embaixada russa (...) podem receber dados pessoas dos refugiados" que poderiam ser interessantes "para a inteligência russa", referiu Inna Ohnivets.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.