page view

Rússia usou mísseis hipersónicos na guerra na Ucrânia. Saiba o que são e como funcionam

Caracterizam-se pela capacidade de atingir os 12 mil km/hora.

19 de março de 2022 às 17:50
A carregar o vídeo ...

General Fontes Ramos analisa uso de mísseis hipersónicos pela Rússia

O porta-voz do Ministério da Defesa russo revelou este sábado que a Rússia disparou mísseis hipersónicos 'Kinzhal' contra território ucraniano. Este armamento foi utilizado para destruir "um grande armazém subterrâneo de mísseis e munições" no oeste do país, explicou Igor Konashenkov.Não há qualquer registo de que alguma vez tenha sido utilizada esta arma pela Rússia em ambiente de guerra antes. Este tipo de armamento foi desenvolvido com o objetivo de 'contornar' sistemas de defesa antimíssil, como os usados nos EUA e em várias partes da Europa.

Estes mísseis caracterizam-se pela capacidade de atingir os 12 mil km/hora e de fazer manobras, o que os tornam muito difíceis de intercetar. Podem ainda ser disparados a uma distância máxima de cerca de 3 mil quilómetros do alvo.

O míssil hipersónico, conhecido como 'Kinzhal' (que em russo quer dizer 'punhal') foi testado pela Rússia, pela primeira vez com sucesso em 2018. Admite-se que este tipo de míssil possa atingir velocidades superiores às confirmadas, já que o lançamento deste armamento é feito através de caças de alta-preformance Mikoyan-Gurevich MiG-31.

Países como Estados Unidos e China também estão a investir neste tipo de armamento e a Coreia do Norte anunciou também estar a fazer testes e a desenvolver misseis hipersónicos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8