page view

Polémica gera novas petições a favor e contra nome de Manuel Clemente para nova ponte

Promotores consideram homenagem ao cardeal uma ofensa ao bom nome das vítimas de abusos sexuais pela Igreja Católica.

14 de agosto de 2023 às 11:53

A polémica sobre a atribuição do nome do cardeal-patriarca de Lisboa cessante, Manuel Clemente, à ponte ciclopedonal no Parque Tejo fez circular na Internet quatro petições dirigidas ao município da capital, umas a favor e outras contra.

A petição "Queremos o nome de D. Manuel Clemente para a ponte pedonal no Parque Tejo" reunia pelas 11h00 desta segunda-feira mais de 500 assinaturas, enquanto a "Petição para que a nova ponte sobre o rio Trancão não tenha o nome Cardeal Dom Manuel Clemente" tinha mais de 2.800 mil subscritores.

Uma outra petição, "JMJ: Saudação e apelo aos presidentes da Câmara de Lisboa e Loures", além de apoiar o nome de Manuel Clemente para a ponte, defende a atribuição do nome do chefe da Igreja Católica, Papa Francisco, ao Parque Tejo e concentrava à mesma hora mais de 5.500 mil subscritores.

Estas três petições circulam no mesmo portal que uma outra, conhecida no fim de semana, "pela alteração do nome previsto para a ponte Lisboa/Loures no Parque Tejo", que reunia pelas 11h00 desta segunda-feira mais de 15 mil assinaturas e que já pode ser debatida na Assembleia da República.

Na sexta-feira, a Câmara Municipal de Lisboa anunciou que a nova ponte ciclopedonal que liga a capital ao concelho de Loures, sobre o rio Trancão, e foi construída na zona oriental da cidade para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), iria chamar-se Ponte Pedonal Cardeal Dom Manuel Clemente.

Manuel Clemente, que agradeceu o gesto, deixará de ser oficialmente cardeal-patriarca de Lisboa a 02 de setembro, altura em que será sucedido pelo atual bispo das Forças Armadas, Rui Valério.

As petições contra o nome de Manuel Clemente para a nova ponte invocam a laicidade do Estado português e as suspeitas de encobrimento do cardeal dos abusos sexuais de menores na Igreja Católica portuguesa.

Em contrapartida, as petições a favor da designação de Manuel Clemente advogam o seu exemplo como sacerdote e cidadão, "educado em sintonia com o Papa Francisco e com a atitude da Igreja Católica em combater todo e qualquer tipo de abuso no interior da Igreja".

A JMJ, o maior evento da Igreja Católica, realizou-se este ano de 01 a 06 de agosto em Lisboa.

A vigília e a missa de encerramento da JMJ de Lisboa reuniu em cada uma das celebrações, ambas presididas pelo Papa, 1,5 milhões de pessoas no Parque Tejo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8