"Prometo seguir o exemplo de amor e serviço da minha mãe": O primeiro discurso do Rei Carlos III ao país
Rei aprovou que o dia do funeral de Isabel II será feriado nacional - em Inglaterra, no País de Gales, na Irlanda do Norte e na Escócia.
Cerimónia de proclamação do novo rei britânico está a decorrer, na manhã deste sábado, no Palácio de St. James, residência principal do monarca, em Inglaterra. É a primeira vez, na história do Reino Unido, que esta cerimónia é transmitida em direto na televisão.
Na segunda parte da cerimónia Carlos III presidiu o Conselho Privado e começou por ler uma declaração pessoal sobre a morte da mãe, Isabel II, que considerou "uma perda irreparável" e prometeu seguir o exemplo "de amor e serviço".O Rei leu e assinou um juramento onde prometeu zelar pela segurança da igreja escosesa. Também Camilla assinou o documento e é agora oficialmente Rainha Consorte.A cerimónia foi seguida por dois minutos de silêncio, antes da proclamação de Carlos III ser lida na varanda do palácio de St. James e saudada por uma salva de artilharia, em Hyde Park, em Londres, onde foram disparados 41 tiros, e na Torre de Londres, onde se ouviram 61 tiros.O novo monarca britânico, com 73 anos, sucede à mãe, a rainha Isabel II, que morreu esta quinta-feira aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia, após 70 anos de reinado.
Durante a cerimónia o Rei aprovou que o dia do funeral de Isabel II será feriado nacional - em Inglaterra, no País de Gales, na Irlanda do Norte e na Escócia - mas a data do funeral não foi ainda confirmada.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt