Pessoas com duas doses da vacina da Covid-19 têm a mesma carga viral que as não vacinadas, revela estudo

Cientistas descobriram que infetados com variante Delta apresentaram níveis mais elevados de carga viral, mesmo depois da vacina.

19 de agosto de 2021 às 09:35
Mais de 15 milhões de vacinas contra a Covid-19 já foram administradas em todo o Mundo Foto: Getty Images
Partilhar

As pessoas que estão totalmente vacinadas carregam a mesma carga viral de Covid-19 que aqueles que não se encontram vacinados.

A conclusão é de um grupo de cientistas, que esperava que as duas doses da vacina conseguissem reduzir significativamente a carga viral de doentes inetados, reduzindo o risco de contágio da doença.

Pub

No entanto, uma nova investigação da Universidade de Oxford e divulgada pelo jornal The Telegraph, revelou que a variante Delta elimina esta diminuição da carga viral.

Estudo anteriores mostravam que aqueles que tinham contraído a variante Alpha da Covid, e que estavam vacinados, apresentavam menor carga que os não vacinados.

Pub

No fim, os resultados mostram que quem tem vacinação completa é tão capaz de transmitir o vírus como os não vacinados, embora com menos probabilidade de ser infetado primeiro.

"Com a [variante] Alpha, as pessoas com duas doses têm baixos níveis de carga viral. Quando começou a surgir a [variante] Delta, a primeira coisa a acontecer foi o aumento dos valores virais e agora não conseguimos ver nenhuma diferença entre a quantidade de vírus nas pessoas que são infetadas após a vacinação", revelou Sarah Walker, professora de Epidemiologia e Estatística Médica na Universidade de Oxford e responsável pela investigação sobre a infeção da Covid-19.

"Duas doses protegem e são menos propensos a ficar infetados, mas se ficarem, vão apresentar níveis semelhantes de vírus aos daqueles que não foram vacinados", acrescentou.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar