Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Óscar de melhor filme estrangeiro para "Roma" de Alfonso Cuarón

Filme pertence ao realizador mexicano Alfonso Cuarón.
25 de Fevereiro de 2019 às 02:49
'Roma' venceu o Melhor Filme em Língua Estrangeira
'Roma' venceu o Melhor Filme em Língua Estrangeira FOTO: Reuters
O Óscar de melhor filme estrangeiro foi hoje entregue a "Roma", do realizador mexicano Alfonso Cuarón, na 91.ª edição dos prémios da Academia de Hollywood.

O filme do realizador mexicano Alfonso Cuarón, que venceu o Leão de Ouro do festival de Veneza, está também nomeado para melhor filme.

Esta é a primeira vez que uma produção da plataforma Netflix foi nomeada para os principais Óscares.

"Roma" já conquistou o Óscar de melhor fotografia e, entre as dez nomeações que conseguiu, está também a de melhor realização, melhor atriz e a de melhor argumento original.

O filme de Cuarón superou as nomeações de "Cafernaum", de Nadine Labaki (Líbano), "Guerra Fria", de Pawel Pawlikowski (Polónia), "Nunca deixes de olhar", de Florian Henckel von Donnersmarck (Alemanha), e "Shoplifters - Uma família de pequenos ladrões", de Hirokazu Koreeda (Japão).

O prémio foi anunciado pelos atores Angela Bassett e Javier Barden que, na declaração inicial, em espanhol, recusou a existência de muros e fronteiras no âmbito da criação artística.

A atriz Maya Rudolph já abrira a cerimónia afirmando que "esta noite não há apresentador, não há Óscar para o filme popular e o México não vai pagar o muro".

As atrizes Maya Rudolph, Tina Fey e Amy Poehler anunciaram o primeiro Óscar da noite, o de melhor atriz secundária, atribuído a Regina King, pelo desempenho em "Se esta rua falasse".

O filme "Bohemian Rhapsody" conquistou até agora três Óscares: melhor montagem, melhor montagem de som e melhor mistura de som.
Roma Veneza Academia de Hollywood realizador mexicano Angela Bassett
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)