page view

Pais e filhos, recém-casados, alunos e professores: A história das vítimas do avião que caiu em Teerão

Tragédia roubou a vida a 83 iranianos, 63 canadianos, 11 iranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos.

09 de janeiro de 2020 às 09:36

A queda de um avião ucraniano em Teerão, esta quarta-feira, provocou 176 mortos. Nenhum passageiro que seguia na aeronave sobreviveu.

Entre as vítimas estão 83 iranianos, 63 canadianos, 11 iranianos, 10 suecos, quatro afegãos, três alemães e três britânicos. De acordo com a CNN, sabe-se agora que algumas identidades já começaram a ser reveladas. 

A carregar o vídeo ...

Pais e filhos, recém-casados, alunos e professores: A história das vítimas do avião que caiu em Teerão

Vários estudantes e professores perderam a vida

Mehdi Eshaghian é apenas um dos rostos que perdeu a vida neste acidente trágico. Era aluno na Universidade de Tecnologia Sharif, em Teerão. O jovem de 24 anos tinha-se mudado para o Canadá em setembro 2018 para fazer uma pós-graduação. Tinha vindo agora ao Irão visitar a família, mas já não conseguiu regressar ao país que o tinha acolhido há pouco mais de um ano.

À CNNAli Mazaheri, amigo de Mehdi, lembrou o quão o jovem "estava feliz no Canadá". "Estamos todos tristes. Ele iria fazer 25 anos na próxima semana", revela caracterizando o amigo como "gentil, humilde e atencioso".

Também três britânicos perderam a vida na queda do avião. Entre eles está outro estudande. Saeed Tahmasebi Khademasadi, de 35 anos, ingressava um doutoramento no Imperial College London, enquanto também trabalhava como engenheiro para a empresa Laing O'Rourke. Era casada há um mês com Niloofar Ebrahimi.

Num comunicado, o Imperial College referiu estarem todos "profundamente tristes com esta notícia trágica. Saeed Tahmasebi Khademasadi era um engenheiro fantástico com um futuro brilhante". "Ele foi um colega caloroso, humilde e generoso e amigo próximo de muitas pessoas da nossa comunidade", pode ler-se no documento onde são endereçadas "condolências sinceras à família, amigos e colegas de Saeed, bem como a todos os afetados por esta tragédia".

Sam Zokaei, engenheiro britânico que estava de férias no Irão, também morreu no acidente. 

De acordo com a CNN, um homem do Canadá também faz parte das vítimas. Ali Pay tinha 48 anos e era fundador e CEO da Message Hopper, uma empresa de tecnologia sediada em Kanata.

Também morreram três estudantes da Universidade de Ottawa, confirmou a universidade na quarta-feira. Falamos de Mehraban Badiei, Alma Oladi e Saeed Kashani.

Outro estudante que perdeu a vida nesta tragédia fazia parte da Carleton University. Fareed Arasteh estava a tirar um doutoramento em Biologia. O ex-aluno do mesmo curso, Mansour Pourjam, estava igualmente na aeronave.

Ghanimat Azhdari estudava no departamento de geografia e Milad Ghasemi estudava marketing, ambos na Universidade de Guelph. O parceiro de Azhdari, Hamed Alibeiki, também morreu. Assim como Mari Foroutan, de 37 anos, candidata a um doutoramento na Universidade de Waterloo, em Ontário.

One of my wonderful PhD students, Ghanimat Azdahri, was on the plane that crashed in Tehran this morning. Ghanimat was on her way back to @uofg after visiting her family and traditional Indigenous territories in Iran over the December break. The students and I are in so much pain pic.twitter.com/8aV76otPaP

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8