Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

ALERTA LARANJA NO VIETNAME

Um pesticida com o nome de Agente Laranja, utilizado pelos norte-americanos na guerra do Vietnam, entre 1962 e 1971, continua a contaminar os vietnamitas e os seus alimentos.
11 de Agosto de 2003 às 18:15
Um estudo, publicado no jornal de Medicina Ocupacional e Ambiente, indica que os alimentos analisados revelam altos níveis de dioxinas. As amostras foram retiradas na cidade de Bien Hoa a 32 quilómetros a norte de Ho Chi Minh, antiga Saigão.
Cerca de 95 por cento das amostras de sangue retirados a 43 habitantes daquela cidade indicam vestígios de uma elevada taxa de TCDD, uma das mais tóxicas dioxinas.
Também nos alimentos foram encontrados resíduos do Agente Laranja passadas que estão três décadas desde a última utilização deste composto, naquele país aisático.
Este agente era utilizado pelos norte-americanos com o intuito de desflorestar e evitar que os combatentes comunistas obtivessem refúgio e alimentos. Os seus efeitos ainda não são bem conhecidos mas tudo indica que este composto pode causar deformação nos seres humanos.
O nome deste pesticida vem dos dispositivos que continha o agente químico que tinham diversas listas laranjas.
Os Estados Unidos da América já afirmaram que são necessários mais estudos sobre os efeitos do Agente Laranja.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)