page view

Crianças salvas de gruta na Tailândia "estão bem"

Operação de salvamento dos meninos e do treinador deverá ser retomada na manhã de terça-feira.

08 de julho de 2018 às 05:21

As operações de resgate das crianças e um adulto que estão enclausurados numa gruta da Tailândia foram interrompidas por volta das 19h20 (13h20 em Portugal) desta segunda-feira.

As equipas de resgate deverá regressar à gruta na manhã de terça-feira, onde ainda se encontram quatro crianças e o treinador da equipa de futebol, que deverá ser o último a ser retirado da caverna.

Em conferência de imprensa, o responsável das operações de busca indicou que o resgate só termina dentro de três dias, a pedido de um comandante do exército tailandês, mas garante que os meninos resgatados esta segunda-feira estão no hospital e "bem de saúde", adiantando ainda que a operação de resgate vai continuar consoante as condições meteorológicas.

A carregar o vídeo ...

Treinador pede perdão em carta aos pais das crianças presas em gruta

As quatro vítimas que foram retiradas ao longo do dia desta segunda-feira foram transportadas de helicóptero para a mesma unidade hospitalar  onde estão as quatro crianças que salvas no domingo.

Com a interrupção do resgate, o foco agora vai para o estado de saúde dos oito rapazes já resgatados. Em declarações à CNN, uma das médicas da Escola de Medicina da Universidade do Tennessee, Darria Long Gillespie, afirmou que neste momento "uma das principais preocupações é o oxigénio". "Eles estão numa área onde os níveis de oxigénio são baixos", disse a médica.

Além disso, o estado de desnutrição e desidratação é outro fator a ter em conta, uma vez que os meninos estiveram durante muito tempo na gruta.

Reuters reporting a witness has seen a SEVENTH boy being carried on a stretcher from cave. Working to confirm. Updates to follow #CaveRescue

A fifth boy has been rescued and is on his way to hospital. The ambulance has just passed us at the cave site #ThaiCaveRescue pic.twitter.com/VO8Sy6DYog

Operação começa durante a tarde após chuva impedir trabalhos matinais

As operações de resgate para salvar os meninos e o treinador de uma gruta na Taiândia recomeçaram esta segunda-feira pelas 14h30 locais (8h30 em Portugal), depois de terem sido afetadas pela chuva da manhã. 

Sky news has learnt next rescues could be as early as 4pm local time. That's less than 10 mins from now #CaveRescue

Quatro meninos resgatados no domingo estão de boa saúde, mas com fome

De acordo com as autoridades tailandesas, os quatro meninos já resgatados estão "com fome, mas de boa saúde" e a chuva forte que caiu durante a noite não alterou o nível da água na gruta. 

O chefe da missão de resgate, Narongsak Osottanakorn, adiantou que os quatro rapazes resgatados foram mantidos no hospital, longe da família e a realizar mais exames médicos, devido a indícios de infeções.

Pela manhã desta sexta-feira, o responsável revelou que os mesmos mergulhadores que resgataram as quatro crianças este domingo regressaram à gruta para o resgate dos restantes nove sobreviventes. 

Primeira etapa "concluída  com sucesso"

As primeiras quatro crianças que foram retiradas da gruta e estão a salvo, na Tailândia. A garantia foi dada por Narongsak Osottanakorn, na primeira conferência oficial desde o início do resgate. O chefe das operações acrescentou que a "primeira etapa [do salvamento] foi concluída com sucesso".

Na noite de domingo, as operações, que foram suspensas por 10 horas para preparar a próxima etapa do resgate, começaram ao início da manhã desta segunda-feira. No entanto, a chuva torrencial que se fez sentir na Tailândia obrigou a adiar os trabalhos.

Sem autorização para falarem, junto ao 'acampamento' que dá apoio logístico às equipas, as equipas de salvamento limitaram-se a mostrar os polegares para cima, antes de partirem para a gruta localizada a cerca de dois quilómetros e cujo acesso está agora bloqueado aos meios de comunicação social.

No horizonte, a neblina, mas sobretudo a chuva que as autoridades tailandesas tanto temem, 'escondem' a gruta da qual, no domingo, as equipas de resgate conseguiram retirar quatro dos 13 elementos da equipa de futebol Wild Boars que ficaram presos na gruta Tham Luang, situada na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos.

Quatro rapazes já estão a salvo

Mongkol Boonpiem, de 13 anos, é um dos meninos que foram resgatados este domingo, de acordo com o jornal Bangkok Post. A primeira criança saiu às 17h40, hora local, menos seis em Portugal Continental. A segunda foi retirada dez minutos depois.

Narongsak Osottanakorn revelou que os outros dois meninos chegaram ao fim do percurso de saída da caverna duas horas depois das primeiras. Nesta operação estão envolvidos 90 operacionais, 40 deles tailandeses.

Os rapazes saíram pelo seu próprio pé da caverna. Foram avaliados por médicos no local e posteriormente transportados para o hospital Chiangrai Prachanukroh em ambulâncias e de helicóptero. Um deles está em "estado grave", afirmam os media locais.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8