Operação de salvamento dos meninos e do treinador deverá ser retomada na manhã de terça-feira.
1 / 19
As operações de resgate das crianças e um adulto que estão enclausurados numa gruta da Tailândia foram interrompidas por volta das 19h20 (13h20 em Portugal) desta segunda-feira.
As equipas de resgate deverá regressar à gruta na manhã de terça-feira, onde ainda se encontram quatro crianças e o treinador da equipa de futebol, que deverá ser o último a ser retirado da caverna.
Em conferência de imprensa, o responsável das operações de busca indicou que o resgate só termina dentro de três dias, a pedido de um comandante do exército tailandês, mas garante que os meninos resgatados esta segunda-feira estão no hospital e "bem de saúde", adiantando ainda que a operação de resgate vai continuar consoante as condições meteorológicas.
Treinador pede perdão em carta aos pais das crianças presas em gruta
As quatro vítimas que foram retiradas ao longo do dia desta segunda-feira foram transportadas de helicóptero para a mesma unidade hospitalar onde estão as quatro crianças que salvas no domingo.
Com a interrupção do resgate, o foco agora vai para o estado de saúde dos oito rapazes já resgatados. Em declarações à CNN, uma das médicas da Escola de Medicina da Universidade do Tennessee, Darria Long Gillespie, afirmou que neste momento "uma das principais preocupações é o oxigénio". "Eles estão numa área onde os níveis de oxigénio são baixos", disse a médica.
Além disso, o estado de desnutrição e desidratação é outro fator a ter em conta, uma vez que os meninos estiveram durante muito tempo na gruta.
Reuters reporting a witness has seen a SEVENTH boy being carried on a stretcher from cave. Working to confirm. Updates to follow #CaveRescue
A fifth boy has been rescued and is on his way to hospital. The ambulance has just passed us at the cave site #ThaiCaveRescue pic.twitter.com/VO8Sy6DYog
Operação começa durante a tarde após chuva impedir trabalhos matinais
As operações de resgate para salvar os meninos e o treinador de uma gruta na Taiândia recomeçaram esta segunda-feira pelas 14h30 locais (8h30 em Portugal), depois de terem sido afetadas pela chuva da manhã.
Sky news has learnt next rescues could be as early as 4pm local time. That's less than 10 mins from now #CaveRescue
Quatro meninos resgatados no domingo estão de boa saúde, mas com fome
De acordo com as autoridades tailandesas, os quatro meninos já resgatados estão "com fome, mas de boa saúde" e a chuva forte que caiu durante a noite não alterou o nível da água na gruta.
O chefe da missão de resgate, Narongsak Osottanakorn, adiantou que os quatro rapazes resgatados foram mantidos no hospital, longe da família e a realizar mais exames médicos, devido a indícios de infeções.
Pela manhã desta sexta-feira, o responsável revelou que os mesmos mergulhadores que resgataram as quatro crianças este domingo regressaram à gruta para o resgate dos restantes nove sobreviventes.
Primeira etapa "concluída com sucesso"
As primeiras quatro crianças que foram retiradas da gruta e estão a salvo, na Tailândia. A garantia foi dada por Narongsak Osottanakorn, na primeira conferência oficial desde o início do resgate. O chefe das operações acrescentou que a "primeira etapa [do salvamento] foi concluída com sucesso". Na noite de domingo, as operações, que foram suspensas por 10 horas para preparar a próxima etapa do resgate, começaram ao início da manhã desta segunda-feira. No entanto, a chuva torrencial que se fez sentir na Tailândia obrigou a adiar os trabalhos.
Sem autorização para falarem, junto ao 'acampamento' que dá apoio logístico às equipas, as equipas de salvamento limitaram-se a mostrar os polegares para cima, antes de partirem para a gruta localizada a cerca de dois quilómetros e cujo acesso está agora bloqueado aos meios de comunicação social.
No horizonte, a neblina, mas sobretudo a chuva que as autoridades tailandesas tanto temem, 'escondem' a gruta da qual, no domingo, as equipas de resgate conseguiram retirar quatro dos 13 elementos da equipa de futebol Wild Boars que ficaram presos na gruta Tham Luang, situada na província de Chiang Rai, no norte da Tailândia, junto à fronteira com Myanmar (antiga Birmânia) e o Laos.
Quatro rapazes já estão a salvo
Mongkol Boonpiem, de 13 anos, é um dos meninos que foram resgatados este domingo, de acordo com o jornal Bangkok Post. A primeira criança saiu às 17h40, hora local, menos seis em Portugal Continental. A segunda foi retirada dez minutos depois.
1 / 21
Narongsak Osottanakorn revelou que os outros dois meninos chegaram ao fim do percurso de saída da caverna duas horas depois das primeiras. Nesta operação estão envolvidos 90 operacionais, 40 deles tailandeses.
Os rapazes saíram pelo seu próprio pé da caverna. Foram avaliados por médicos no local e posteriormente transportados para o hospital Chiangrai Prachanukroh em ambulâncias e de helicóptero. Um deles está em "estado grave", afirmam os media locais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.