page view

“As bombas caem por todo o lado”: Padre Pavlo descreve cenário de guerra em Mariupol na Ucrânia

"Cidade inteira é como um grande campo de batalha", conta Pavlo.

11 de março de 2022 às 10:10

“Mariupol é como o Armagedão. É o inferno. Por favor, digam ao Mundo: é uma tragédia”. As palavras são do padre Pavlo, da comunidade dos Padres Paulistas, citadas pela Fundação AIS - Ajuda à Igreja que Sofre, e descrevem o ambiente que se vive numa das cidades mais martirizadas pelo exército vermelho. “São só tiros aleatórios".“Tivemos connosco mulheres grávidas e crianças. Não consigo esquecer a imagem de uma mulher grávida, de joelhos, a implorar aos separatistas para nos deixarem passar, mas eles recusaram”, relatou o padre Pavlo à Fundação AIS. “Não temos contacto com muitas pessoas. Não fazemos ideia de onde estão e de quem ainda está vivo. Mariupol é uma cidade cercada pelo exército russo. Querido Deus, quando é que tudo isto vai acabar? Rezem por nós!”concluiu o sacerdote. 

"A cidade inteira é como um grande campo de batalha. As bombas caem por todo o lado. Em todo o lado ouvem-se disparos. Mariupol é uma cidade rodeada pelo exército russo. As pessoas estão sentadas nas suas caves”, conta Pavlo, que acompanha e dá assistência aos refugiados. Há relatos de uma destruição brutal. Há casas a arder e cadáveres na rua. Há falta de comida e água.

“Tivemos connosco mulheres grávidas e crianças. Não consigo esquecer a imagem de uma mulher grávida, de joelhos, a implorar aos separatistas para nos deixarem passar, mas eles recusaram”, relatou o padre Pavlo à Fundação AIS. “Não temos contacto com muitas pessoas. Não fazemos ideia de onde estão e de quem ainda está vivo. Mariupol é uma cidade cercada pelo exército russo. Querido Deus, quando é que tudo isto vai acabar? Rezem por nós!”concluiu o sacerdote. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8