Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Aterrou em Marte o robô Perseverance da NASA. Veja as primeiras imagens da maior missão ao planeta vermelho

Missão tem como objetivo encontrar vestígios de vida em Marte.
Correio da Manhã 18 de Fevereiro de 2021 às 21:09
'Perseverance' já aterrou em Marte
'Perseverance' já aterrou em Marte
'Perseverance' já aterrou em Marte
'Perseverance' já aterrou em Marte
'Perseverance' já aterrou em Marte
'Perseverance' já aterrou em Marte
Aterrou esta quinta-feira em Marte e com sucesso a maior missão da história ao planeta vermelho. O robô Perseverance da NASA tem como objetivo encontrar vestígios de vida em Marte.

O robô de seis rodas está equipado com vários instrumentos científicos que vão permitir analisar a composição atómica e química do fundo do lago desaparecido, em Marte, em busca de micróbios e vestígios de vida.

A aterragem do "Perseverance" ("Perseverança"), uma missão não tripulada da Administração de Aeronáutica e Espaço (NASA), foi transmitida nas redes sociais Twitter e YouTube e também na página oficial da NASA na internet, desde as 19h15 em Lisboa.

As operações estiveram a ser coordenadas a partir do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, em La Cañada Flintridge, na Califórnia (Estados Unidos).

O sinal proveniente de Marte demorou pouco mais de dez minutos a chegar à Terra, ou seja, quando a equipa responsável pela coordenação da aterragem do "Perseverance" recebeu a informação de que o robô tinha aterrado, o aparelho já estaria há vários minutos no solo.

A aterragem foi na cratera de Jezero.

A entrada na atmosfera de Marte ocorreu às 20h48 em Lisboa e foi o ponto sete de uma lista com mais de 35 requisitos imprescindíveis para que a aterragem ocorresse sem quaisquer problemas e que estava a ser monitorizada ao segundo.

A fase final do processo demorou cerca de sete minutos.

O momento da aterragem foi aplaudido pela equipa que dirigiu as operações.

As amostras recolhidas não deverão chegar à Terra antes do início da próxima década.

As primeiras imagens do solo foram captadas segundos após a aterragem do "Perseverance", que leva a bordo vários protótipos, entre os quais o pequeno helicóptero "Ingenuity", que vai fazer o primeiro teste de voo controlado de uma aeronave no planeta.

A NASA também vai testar o Mars Oxygen In-Situ Resource Utilization Experiment (MOXIE), cujo objetivo é criar oxigénio a partir do dióxido de carbono presente na atmosfera de Marte.

O "Perseverance" é a mais recente missão da NASA para recolha de amostras e para analisar Marte, depois do "Curiosity" ("Curiosidade"), que aterrou em agosto de 2012.











Reveja a viagem
Marte Perseverance NASA ciência e tecnologia
Ver comentários