page view

Autoridades turcas intercetam 350 migrantes ilegais

Migrantes apanhados num navio com destino à Europa.

26 de abril de 2015 às 18:19

A guarda costeira turca intercetou 350 migrantes sírios quando estes embarcavam num navio que os levaria para a Europa, adiantou, este domingo, a agência de notícias turca Anatolia.

Os guardas costeiros entraram no navio de pavilhão mongol "Ole", depois de receberam uma indicação de que haveria migrantes a bordo.

Foram detidos 71 migrantes a bordo do navio que se preparava para zarpar do porto de Mersin, no sudeste da Turquia, e outros 279 em terra, que aguardavam a sua vez de embarcar, relata a agência Anatolia.

De acordo com as informações disponíveis, os migrantes, incluindo mulheres e crianças, estariam a tentar chegar a países da União Europeia, particularmente a Itália.

A polícia deteve 10 tripulantes e apreendeu os barcos insufláveis usados para transportar os migrantes para o navio.

A Turquia, que já acolhe 1,8 milhões de refugiados sírios fugidos da guerra civil no seu país, transformou-se num ponto de trânsito fulcral para os migrantes que procuram uma vida melhor na Europa.

O porto de Mersin tem obtido importância crescente enquanto para quem sai da Síria em direção à Europa, com as autoridades locais a referirem que 1.754 migrantes ilegais foram detidos a tentarem abandonar o porto no ano passado.

A Turquia aumentou o patrulhamento a barcos de migrantes dado ao aumento do números de pessoas que tenta fazer a perigosa travessia.

Recentemente, no Mediterrâneo, 800 pessoas morreram afogadas quando tentavam chegar a Itália depois de partirem da Líbia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8