Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Barbie lança bonecas em cadeira de rodas e com próteses

Na procura em promover uma campanha cada vez mais completa, a marca deixa escapar uma mensagem não tão inclusiva.
13 de Fevereiro de 2019 às 15:18
Publicação oficial na rede social da Barbie: 'Ao longo dos anos, a linha Barbie Fashionistas evoluiu para ser mais reflexiva do mundo que as meninas veem ao seu redor. Estamos entusiasmados em expandir as nossas ofertas com a mais diversificada e inclusiva boneca do mundo'
Coleção visa inpirar as crianças
Coleção visa inspirar as crianças
Publicação oficial na rede social da Barbie: 'Ao longo dos anos, a linha Barbie Fashionistas evoluiu para ser mais reflexiva do mundo que as meninas veem ao seu redor. Estamos entusiasmados em expandir as nossas ofertas com a mais diversificada e inclusiva boneca do mundo'
Coleção visa inpirar as crianças
Coleção visa inspirar as crianças
Publicação oficial na rede social da Barbie: 'Ao longo dos anos, a linha Barbie Fashionistas evoluiu para ser mais reflexiva do mundo que as meninas veem ao seu redor. Estamos entusiasmados em expandir as nossas ofertas com a mais diversificada e inclusiva boneca do mundo'
Coleção visa inpirar as crianças
Coleção visa inspirar as crianças

No ano em que a Barbie celebra 60 anos de existência, a marca Mattel lançou um modelo da boneca mais popular de sempre em cadeira de rodas e com próteses. A Barbie, que já tinha lançado modelos com diferentes cores de pele e tipos de corpos, decidiu agora tornar-se ainda mais inclusiva. 

Kim Culmone, vice-presidente da Mattel do design da Barbie, revelou em declarações à revista Teen Vogue as novas apostas da marca, onde a principal preocupação é satisfazer o consumidor. "Vamos apresentar uma boneca numa cadeira de rodas e uma boneca representando deficiências físicas, com um membro protético. (Haverá) tamanhos de corpo adicionais - uma Barbie com um busto menor e uma cintura menos definida. Uma boneca numa cadeira de rodas era um dos itens mais solicitados através de nossa linha de consumo. É importante para nós ouvirmos os consumidores", afirma Kim Culmone.

Na conta oficial do Instagram, a marca publicou uma fotografia onde surge a nova campanha: "Barbie Fashionistas". O objetivo é que as crianças se divirtam com aquilo que observam ao seu redor. "Ao longo dos anos, a linha Barbie Fashionistas evoluiu para ser mais reflexiva do mundo que as meninas veem ao seu redor. Estamos entusiasmados em expandir as nossas ofertas com a mais diversificada e inclusiva boneca do mundo", revela a publicação.

No entanto, na procura de uma linha cada vez mais inclusiva a famosa marca de bonecas Barbie dirige-se apenas às "meninas" como as únicas a usufruir do brinquedo.

Recorde-se que no ano de 1997 a Mattel lançou pela primeira vez um modelo Barbie numa cadeira de rodas. A boneca - "Share a Smile Beck" - era uma amiga de Barbie com mobilidade reduzida e foi um sucesso de vendas, apesar de não caber dentro da 'casa' da Barbie.  

deficientes brinquedos Barbie Fashionistas sociedade (geral)
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)