page view

‘Caçadores de Furacões’ usam avião para filmar olho do Irma

Dados obtidos por Força Aérea norte-americana tornam previsões mais precisas.

10 de setembro de 2017 às 10:05

Ao contrário das populações, que estão a fugir do Irma, as equipas da Força Aérea norte-americana voam em direção ao furacão em aviões WC-130J Super Hércules equipados com aparelhos meteorológicos para conseguirem dados mais precisos da tempestade.

O 53º Esquadrão de Reconhecimento Climático do Comando da Reserva da Força Aérea dos EUA é conhecido por 'Hurricane Hunters', 'Caçadores de Furacões', em português. O apelido não ser mais adequado. Os militares vão ao encontro do furacão para recolher dados importantes para o estudo destes fenómenos, em pareceria com os cientistas do Centro Nacional de Furacões.

Em média, uma missão dura entre 8 a 12 horas. O avião sobrevoa o olho do ciclone várias vezes e envia equipamentos em direcção à tempestade para medir a temperatura, pressão atmosférica e humidade do interior do furacão. Estes equipamentos, conhecidos por 'dropsondes', são pequenos dispositivos cilíndricos e biodegradáveis munidos com sensores, um receptor GPS e um transmissor de rádio. Depois de lançados, transmitem informações para o avião.

Com os dados recolhidos, o Centro Nacional de Furacões melhora as previsões em 20%, fornecendo informações mais precisas para ajudar os responsáveis pelas medidas preventivas de segurança.

Durante as missões, os aviões voam a uma altitude de aproximadamente 10 mil pés, cerca de 3 mil metros acima das nuvens. Abaixo pode ver um dos vídeos filmados pelos 'Caçadores de Furacões'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8