page view

Como a chamada de uma criança para um número ultrassecreto dos EUA deu início a uma tradição de Natal

Ratreio do Pai Natal tem início no primeiro dia de dezembro. Voluntários são responsáveis ​​por atender as chamadas de dezenas de milhares de crianças ao redor do mundo.

25 de dezembro de 2024 às 11:04

No início de dezembro de 1955, o telefone tocou numa base aérea em Colorado Springs, nos EUA. Os oficiais no andar de vigia do Comando de Defesa Aérea Continental (CONAD) - que estavam a controlar os céus dos EUA e Canadá - ficaram tensos. A Guerra Fria estava a todo vapor e as tensões continuavam altas. O diretor de operações do comando, Coronel Harry Shoup, atendeu a chamada. Do outro lado da linha, uma voz de criança perguntou: "É o Pai Natal?"

Terri van Keuren - a filha de Shoup - contou à Sky News que o pai, inicialmente, pensou que fosse uma brincadeira e respondeu: "Sou o comandante do Centro de Alerta de Combate. Quem é?"

Em resposta, a criança começou a chorar e perguntou se Harry era um dos "ajudantes do Pai Natal". O coronel decidiu entrar na brincadeira e afirmou que sim antes de soltar um "ho ho ho" de forma convincente 

A chamada surpresa deu início à tradição de quase 70 anos do 'Santa Tracker', que permite que crianças do mundo todo rastreiem o paradeiro do Pai Natal por meio de uma transmissão ao vivo e uma linha telefónica atendida por voluntários, administrada pelo sucessor do CONAD.

Tudo começou quando a loja de departamentos americana 'Sears' publicou um anúncio, num jornal local, que dizia que as crianças poderiam ligar ao 'velhote das barbas brancas'. O número identificado tinha um dígito errado.

"Era o número ultrassecreto do meu pai", explicou Terri.

O Coronel Shoup ligou para a companhia telefónica e pediu um novo número para o seu escritório. Enquanto isso, o telefone do CONAD "tocava sem parar" e Harry pediu à equipa para atender as chamadas como se fossem o Pai Natal.

O rastreio do Pai Natal é uma operação que tem início no primeiro dia de dezembro.

"Na véspera de Natal temos cerca de mil pessoas reunidas para montar o centro de operações que é usado para rastrear o Pai Natal e que permite que qualquer pessoa ligue para verificar o seu paradeiro", contou o Brigadeiro-general Jocelyn Schermerhorn, um alto oficial militar dos EUA no Canadá, à Sky News.

Os voluntários são responsáveis ??por atender as chamadas de dezenas de milhares de crianças ao redor do mundo. Em 2022, 78 mil chamadas foram atendidas na Peterson Space Force Base.

Terri foi uma destas voluntárias ao longo de 10 anos. A mulher afirma que a história do pai é tão famosa que já "recebeu vários pedidos para fazer um filme".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8