Época natalícia é festejada de forma diferente um pouco por todo o mundo.
O Natal é celebrado de forma diferente, um pouco por todo o mundo. Conheça as tradições festivas de dez paises da Europa.
Países Baixos
As celebrações de Natal começam cedo nos Países Baixos, e em partes da Bélgica, uma vez que o Sinterklaas - o Pai Natal - chega de barco no último sábado de novembro. Já o resto da viagem, durante o mês de dezembro, não é feito de trenó, mas sim num cavalo branco chamado Amerigo. As crianças deixam à porta de casa um sapato com uma cenoura, para o cavalo Amerigo.
Por norma, as crianças recebem os presentes na noite de 5 de dezembro, que é conhecida como Véspera de Sinterklaas.
Alemanha
Na Alemanha, as celebrações do dia de São Nicolau - o Pai Natal - começam a 6 de dezembro. Os sapatos das crianças são polidos e colocados no exterior, junto à porta. Na manhã seguinte aparecem cheias doces, nozes e pequenos presentes, se as crianças se tiverem portado bem durante o ano - se não, o ajudante do São Nicolau, Knecht Ruprecht, deixa galhos de àrvores nos sapatos.
Polónia
Algumas crianças polacas recebem presentes no dia 6 de dezembro, o dia de Sw Mikolaj - o Pai Natal no país. A véspera de Natal é também um grande acontecimento na Polónia, onde as famílias se reúnem tradicionalmente para uma refeição conhecida como Wigilia. A refeição começa quando é possível ver a primeira estrela no céu nocturno. A família partilha uma bolacha especial chamada Oplatek - que simboliza o perdão -, e trocam-se os presentes.
Espanha
As celebrações de Natal começam no dia 8 de dezembro em Espanha, com a Festa da Imaculada Conceição.
Na Catalunha, a 8 de Dezembro, há uma celebração especial chamada "El Caga Tío" (Tió de Natal) - um tronco composto pelo típico chapéu catalão (a barretina), pequenas pernas de madeira e uma cara com um sorriso. Todas as noites até ao dia 24 de dezembro, as crianças "alimentam" o feliz tronco com frutos secos e nozes. Também cobrem o Tió de Nadal com um cobertor, para que este permaneça quente.
Depois, na véspera de Natal, o pequeno tronco é trazido para fora e as crianças batem-lhe com paus, enquanto cantam uma canção tradicional. Depois disto procuram debaixo do cobertor para descobrir que o Tió de Nadal deixou muitas guloseimas!
Tal como na Polónia, a principal refeição de Natal é comida na véspera, chamada la Nochebuena.
Outra tradição acontece a 22 de dezembro. Há um grande sorteio de lotaria chamado El Gordo, que passa na televisão e na rádio, onde muitas pessoas ganham dinheiro.
As crianças podem receber alguns presentes no Dia de Natal, dia 24, mas tradicionalmente só são abertos no dia 6 de janeiro, dia de Reis. A isto chama-se Epifanía, quando se acredita que os Três Reis visitaram o menino Jesus e lhe deram presentes.
Finlândia
A véspera de Natal é um dia importante na Finlândia, enquanto que o próprio dia de Natal é mais calmo e passado a relaxar em casa, com a família.
Numa cidade chamada Turku acontece uma cerimónia especial, que muitas pessoas veem na televisão ou ouvem na rádio. No programa é anunciado o início do período de paz, que começa a partir do meio-dia da véspera de Natal até aos 20 dias seguintes.
Tradicionalmente, as pessoas comem papas de arroz e bebem sumo de ameixa ao pequeno-almoço da véspera de Natal. Existe a tradição de esconder amêndoas nas papas e quem as encontrar terá um ano de sorte à sua frente. O Pai Natal é conhecido como Joulupukki, que significa "Cabra de Natal". Por causa disto, as pessoas vestem-se com máscaras de cabra para entregar presentes.
Suécia
Na Suécia há uma celebração especial: o Dia de Santa Lúcia, a 13 de dezembro. Não é completamente claro de onde vem a tradição de Santa Lúcia, pois há histórias que podem ter-se misturado. Uma dessas histórias diz que Santa Lúcia era uma jovem cristã, que foi morta no século IV por causa daquilo em que acreditava.
O povo sueco marca o dia com procissões de Lúcia, conduzidas por uma rapariga com um vestido branco e uma coroa de velas.
As crianças abrem os seus presentes na véspera de Natal. Na noite anterior, espera-se que deixem uma tigela de papa para Tomten - o nome para Pai Natal - para que este lhes deixe presentes.
Quanto à hora da refeição, o povo sueco também tem uma tradição na véspera de Natal: um grande buffet chamado Julbord.
Noruega
As crianças norueguesas procuram duas criaturas no Natal: o Julebukk, um gnomo que entrega presentes e o Jul Nisse, que guarda os animais da quinta e prega partidas às crianças, se não lhe deixarem papas de aveia.
A Noruega também dá, anualmente, ao Reino Unido uma árvore de Natal, que se encontra em Trafalgar Square, em Londres, como forma de agradecimento pelos ingleses terem ajudado os noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial.
Itália
A Epifania, a 6 de janeiro, é uma celebração italiana em que as crianças recebem uma meia cheia de doces, se tiverem sido boas, ou uma meia cheia de carvão se não se tiverem portado bem, trazido pela bruxa de Natal italiana, que se chama La Befana.
A bruxa é velha, feia e veste-se mal porque é um símbolo do ano velho que está próximo de terminar. Algumas famílias italianas deixam um copo de vinho e alguma comida para La Befana.
Islândia
As crianças na Islândia têm de esperar até que todos terminem de jantar, na véspera de Natal, para poderem abrir os presentes. Tradicionalmente, o prato principal da refeição chama-se Hangikjot, uma perna de cordeiro assado.
Na Islândia existem 13 Pais Natal, chamados Yule Lads, que vivem nas montanhas e visitam as cidades, uma a uma, nos 13 dias que antecedem o Natal. As crianças deixam sapatos à porta para que os Yule deixem presentes se tiverem sido bons, ou batatas podres se tiverem sido maus.
Há uma tradição que diz que todos devem receber uma nova peça de roupa para usar no Natal.
Grécia
No Natal grego as crianças vão de casa em casa, na véspera de Natal, tocam música e cantam canções natalícias em troca de doces.
Antes do Natal, há a tradição de enrolar manjericão fresco à volta de uma cruz de madeira, que é utilizada para salpicar com água, à volta da casa, para afastar os duendes maus chamados Killantzaroi. Algumas famílias mantêm uma fogueira acesa para impedir os duendes de causar o caos em casa.
Os presentes são normalmente dados a 1 de janeiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.