page view

Dezenas de bispos envolvidos em pedofilia na Holanda

Um jornal revela que pelo menos 20 bispos e cardeais estão ligados ao encobrimento de abusos sexuais de menores entre 1945 e 2010.

18 de setembro de 2018 às 01:30

A Igreja Católica está no centro de um novo escândalo de pedofilia, desta feita na Holanda. Um relatório publicado no jornal ‘NRC Handelsblad’ afirma que mais de metade dos bispos e cardeais holandeses encobriram casos de abusos sexuais de menores, entre 1945 e 2010, ou estão eles mesmos envolvidos.

De acordo com o ‘NRC’, durante esses 65 anos, 20 dos 39 bispos e cardeais holandeses "encobriram abusos sexuais, permitindo aos perpetradores fazerem mais vítimas". Quatro dos bispos "abusaram de crianças e 16 outros permitiram a transferência de padres pedófilos" refere o jornal. A Igreja holandesa confirmou "parte do relatório" e admitiu que "os bispos não agiram de forma responsável".

Este novo escândalo surge pouco depois de vir a público, na Alemanha, um estudo segundo o qual 3677 menores, na maior parte rapazes com menos de 13 anos, foram alvo de abusos sexuais de 1670 clérigos entre 1946 e 2014.

A pressão dos escândalos levou o Papa Francisco a pedir perdão aos fiéis na visita de há três semanas, à Irlanda, e esta segunda-feira ordenou a expulsão do sacerdócio do padre chileno Cristian Precht Bañados, de 77 anos, suspenso desde 2012 por pedofilia.

Paralelamente, foi também ordenada a suspensão, durante dez anos, do padre espanhol José Manuel Ramos Gordón, da diocese de Astorga, acusado de abusos sexuais cometidos há 35 anos num colégio de Puebla de Sanabria, Zamora.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8