page view

Houthis reivindicam ataques contra Telavive e navios norte-americanos

Porta-voz dos rebeldes afirmou que os ataques já causaram pelo menos 100 mortos em várias províncias iemenitas.

07 de abril de 2025 às 19:54

Os Houthis reivindicaram esta segunda-feira o lançamento de um drone contra "um alvo militar" em Telavive e o ataque a dois contratorpedeiros norte-americanos no mar Vermelho, em plena campanha militar dos Estados Unidos contra posições dos rebeldes iemenitas.

O porta-voz militar Houthis, Yahya Sarea, disse, em comunicado, que o grupo armado apoiado pelo Irão "realizou uma operação militar contra um alvo militar israelita" em Telavive, utilizando um drone do tipo Yaffa, sem avançar pormenores.

Por sua vez, o Exército de Israel confirmou, também em comunicado, ter intercetado um drone antes de entrar em território israelita.

Sarea afirmou ainda que os Houthis lançaram "vários mísseis de cruzeiro e drones" contra dois contratorpedeiros norte-americanos não identificados no mar Vermelho, justificando que se trata de uma "resposta à contínua agressão dos Estados Unidos" no Iémen.

O porta-voz dos rebeldes referia-se à intensa campanha de bombardeamentos ordenada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump, em 15 de março, que já causou cerca de 100 mortos em várias províncias iemenitas, segundo os Houthis.

"Estes crimes só vão aumentar a firmeza e o compromisso dos iemenitas no firme apoio ao povo palestiniano oprimido, em resposta ao dever religioso, moral e humanitário", acrescentou Sarea, insistindo que os ataques dos Houthis não vão parar "até que a agressão [de Israel] contra Gaza cesse e o cerco seja levantado".

No domingo, pelo menos quatro pessoas foram mortas e 16 ficaram feridas num novo ataque norte-americano a uma casa numa zona de Sanaa, controlada pelos rebeldes desde o início da guerra no Iémen, em 2014.

O grupo rebelde xiita iniciou os ataques contra a navegação comercial no mar Vermelho, em novembro de 2023, para prejudicar economicamente Israel, numa ação de retaliação à guerra na Faixa de Gaza com o Hamas, ao mesmo tempo que lançou dezenas de ataques diretos contra território israelita.

As ações dos Houthis no mar Vermelho e no golfo de Aden, uma região vital para a navegação comercial, levaram ao início de campanhas de bombardeamento no Iémen por parte dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8