page view

Incêndios na Amazónia fazem cair a noite em São Paulo às 15h00

Massa de ar frio contribuiu também para o fenómeno metereológico.

21 de agosto de 2019 às 12:46

O céu de São Paulo escureceu cedo demais na tarde da passada segunda-feira, deixando os moradores severamente assustados. O relógio marcava apenas as 15h30 (hora local), mas o dia parecia ter-se transformnado em noite na cidade paulista.

De acordo com a imprensa brasileira, este fenómeno está relacionado com a passagem de uma frente fria mas também com vários partículas de fumo oriundas de vários fogos florestais que estão a consumir o país, principalmente na Amazónia.

Esta situação fez ainda com que as temperaturas descessem bruscamente na cidade paulista, devido à convergência de duas massas de ar diferentes, que estão a deixar a cidade envolta numa "nuvem", de acordo com o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet).

"Isso acontece por conta desta convergência de massas tão diferentes. A frente fria da capital, junto com as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior, provocam essa turbulência e isso baixou o nível da nuvem. Assim, nós estamos dentro de uma nuvem," explicou ao G1 a metereologista Helena Balbino.

A força e a direção dos ventos fez ainda com que as partículas de cinzas e fumos dos incêndios que consomem grande parte da floresta da Amazónia fossem arrastadas até à cidade de São Paulo, contribuindo dessa forma para o enorme céu negro que já se tornou num tópicos internacionais mais comentados em todo o mundo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8