page view

Invasão russa da Ucrânia pode começar quarta-feira

Governo norte-americano recusou confirmar previsões da espionagem que apontam data.

14 de fevereiro de 2022 às 01:30

A administração norte-americana recusou este domingo confirmar relatórios da espionagem dos EUA segundo os quais a invasão russa da Ucrânia começará nesta quarta-feira. Apesar disso, manteve a ordem de evacuação imediata da embaixada em Kiev e reiterou que a guerra está iminente.

“Não podemos prever o dia ao certo”, afirmou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, explicando: “Há já algum tempo que dizemos que uma operação de grande envergadura pode começar a qualquer momento. Isso inclui esta semana, antes do final dos Jogos Olímpicos [de Inverno]”. O Pentágono recusou também confirmar as previsões da espionagem, mas disse ser “ser visível” que a Rússia continua a reforçar forças militares junto da fronteira com a Ucrânia. Disse igualmente que a ideia de guerra iminente “chega de outras fontes, não só da espionagem”.

A Polónia parece concordar com esta análise, pois prepara já “vários cenários” de conflito, sendo um deles um grande influxo de refugiados ucranianos em fuga da guerra. Em cidades como Ciechanów, no Centro Leste da Polónia, estão já a ser preparadas acomodações para refugiados.

O presidente brasileiro chega esta segunda-feira a Moscovo, devendo ser recebido esta terça-feira por Vladimir Putin. Jair Bolsonaro recusou pressões para adiar a visita, apesar de os EUA afirmarem que dá a ideia de que o Brasil apoia as ações do Kremlin.

O pessoal da Organização para Seg. e Cooperação na Europa (OSCE), que tem monitorizado a situação no Leste da Ucrânia, ocupado por separatistas pró-russos, começou este domingo a sair de Donetsk, ante a crescente possibilidade de uma invasão militar da Rússia.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8