Poço demasiado estreito volta a atrasar resgate de Julen

Túnel vertical de 60 metros deveria estar concluído esta segunda-feira à noite.
Por Rui Pando Gomes|22.01.19
O túnel aberto na vertical para as equipas de resgate chegarem a Julen vai ter de ser perfurado novamente. Esta terça, feira, quando a equipa procedia à inserção dos cilindros de metal com seis metros que serviriam para fortalecer as paredes, verificou-se que o poço de 60 metros é demasiado estreito. A máquina que escavou o buraco vai ter de voltar a funcionar para o alargar.

Durnate a manhã desta terça-feira, os media espanhóis relatavam que o túnel escavado em Málaga apresentava um desvio lateral de cerca de um metro, o que dificultava a tarefa de encaixar os tubos metálicos de 6 metros de diâmetro, mas o problema revelou-se mais grave. Os tubos ficaram presos aos 40 metros de altura - a nova galeria tem 60 metros - e os engenheiros concluíram que é necessário alargar a galeria para que os trabalhos decorram em segurança.

Este novo contratempo está a atrasar ainda mais a entrada em ação da equipa de mineiros especialistas em resgate, que vão cavar o túnel horizontal para chegar à galeria onde o menor caiu. Sendo que se prevê serem necessárias 24 horas para cavar os quatro metros que separam os dois poços.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!