page view

Mortes por fome em Gaza podem aumentar de forma "exponencial"

Organismo da ONU declara pela primeira vez que há fome no território.

23 de agosto de 2025 às 01:30

A maior autoridade mundial em crises alimentares declarou esta sexta-feira que existe "fome generalizada" na Cidade de Gaza e que o número de mortes pode aumentar de forma "exponencial" nas próximas semanas se não for declarado um cessar-fogo e permitido o acesso sem entraves das organizações humanitárias.

Segundo a Classificação Integrada de Segurança Alimentar em Fases (IPC), um organismo da ONU, foram ultrapassados na cidade os três limites críticos que determinam a declaração de fome: pelo menos 20% dos agregados familiares enfrentam falta extrema de alimentos, pelo menos 30% das crianças entre os 6 meses e os 5 anos sofrem de desnutrição aguda e pelo menos duas pessoas adultas ou quatro crianças abaixo dos 5 anos por cada 10 mil habitantes morrem de fome por dia.

"Esta fome é inteiramente causada pelo homem e pode ser travada e revertida. O tempo do debate e das hesitações acabou, a fome está presente em Gaza e está a alastrar rapidamente", alerta a IPC, acrescentando que "qualquer atraso, mesmo de alguns dias, irá resultar numa escalada inaceitável da mortalidade relacionada com a fome" em todo território.

A organização indica ainda que as cidades de Deir al-Balah (centro) e Khan Younis (sul) estão muito perto de atingir uma situação de fome generalizada e alerta que a situação no norte de Gaza "poderá ainda ser pior" do que a registada na Cidade de Gaza, mas não há dados suficientes que o permitam confirmar.

Desde o início da IPC, em 2004, esta é a quarta vez que o organismo da ONU declara uma situação de fome generalizada, e a primeira na região do Médio Oriente. Anteriormente, a organização declarou situações de fome na Somália (2011), Sudão do Sul (2017 e 2020) e na região do Darfur, Sudão, no ano passado.

O governo israelita rejeitou veementemente as conclusões da IPC, denunciando que se tratam de "mentiras do Hamas branqueadas por organizações com interesses investidos".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8