Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Mulher dá à luz gémeos em hospitais e dias diferentes

Bebés nasceram prematuros, com 30 semanas de gestação, e não celebram o aniversário no mesmo dia.
23 de Fevereiro de 2019 às 20:33
Gémeos
Gémeos
Gémeos
Gémeos
Gémeos
Gémeos
Uma mulher deu à luz os filhos gémeos prematuros - tinham 30 semanas de gestação - em dias e hospitais diferentes, sendo que os dois hospitais são separados por 80 quilómetros de distância. 

A mãe foi para o Hospital de Caithness, em Wick, na Escócia, quando lhe romperam as águas e nada fazia prever toda a agitação e confusão que se seguiram. Ao chegar ao hospital, ficou ficou decidido que iria ser encaminhada para o Hospital Raigmore, em Inverness, a cerca de 80 quilómetros de distância de onde a mulher se encontrava.

A caminho do hospital onde seria feito o parto, um dos bebés não quis esperar e a ambulância teve de fazer uma paragem de emergência num segundo hospital em Sutherland. Este bebé nasceu pouco depois das 22h30, de acordo com o jornal britânico Daily Mail. 

Após o nascimento de um dos gémeos, a mãe foi informada de que tinha sido acionado um helicóptero de emergência, mas este não chegaria já àquele hospital. 

Perante a confusão, muitas perguntas e falta de respostas, a mãe acabou por esperar pelo helicóptero e o primeiro gémeo rumou para o hospital Raigmore, em Inverness, acompanhado por um médico e duas enfermeiras num carro da polícia.

Após a espera pelo helicóptero veio-se a saber que este não conseguiu pousar devido à geada nas hélices e por isso teria de seguir viagem de ambulância. 

Quando chegou ao hospital de Inverness, o parto foi induzido tendo nascido o segundo gémeo às 2h00 da manhã seguinte.

A mulher não consegue perceber como tudo aconteceu e levanta questões: "Gostaríamos de saber por que não fomos levados para Inverness de helicóptero? Por que é que especialistas não puderam ir até Wick? Por que é que a equipa de Wick e Sutherland continua a trabalhar assim?"

A mãe e seus gémeos permaneceram no hospital por seis semanas até voltarem para casa. O caso vai ser investigado.

médico Inverness Escócia Hospital de Caithness Wick Hospital Raigmore Sutherland Daily Mail saúde
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)