Ataques mais mortíferos foram o de Paris, em novembro de 2015, quando morreram 130 pessoas, e na Noruega, em 2011, onde morreram 77.
Mais de 400 pessoas morreram nos últimos 36 anos em tiroteios em massa na Europa. Segundo a Reuters, desde 1987 aconteceram pelo menos 19 tiroteios em massa na Europa, sendo que os ataques mais mortíferos foram o de Paris, em novembro de 2015, quando morreram 130 pessoas, e na Noruega, em 2011, onde morreram 77.
O mais recente, a 21 de dezembro de 2023, aconteceu em Praga, na República Checa, quando um estudante de 24 anos matou pelo menos 15 pessoas na Faculdade de Artes da Charles University.
Ainda se lembra de algumas das histórias? Veja a cronologia 1987 Maio - Bélgica
Michael Van Wijnendaele, que tinha matado os próprios sogros e andava à solta na comunidade agrícola de Bogaarden, a sul de Bruxelas, mata outras seis pessoas e suicida-se com um tiro quando é apanhado pelas autoridades.
1987 Agosto - Inglaterra
Michael Ryan, um jovem de 27 anos fanático por armas de fogo, mata 16 pessoas e deixa 11 feridas antes de se suicidar, na cidade inglesa de Hungerford.
1989 Julho - França
Um agricultor francês dispara e mata 14 pessoas, incluindo membros da própria família, na aldeia de Luxiol, perto da fronteira com a Suíça. O homem, que ficou ferido no tiroteio, foi capturado pelas autoridades.
1995 Setembro - França
Um jovem de 16 anos mata 16 pessoas com uma espingarda após uma discussão com os pais. O jovem acabou por suicidar-se. O crime aconteceu na cidade de Cuers.
1996 Março - Escócia
Thomas Hamilton entra numa escola primária da cidade escocesa de Dunblane e mata a tiro 16 crianças e o professor, antes de se suicidar.
2002 Abril - Alemanha
Robert Steinhauser, de 19 anos, mata 16 pessoas, em Erfurt, depois de ter dito que não ia fazer um teste de matemática. O jovem matou 12 professores, uma secretária, dois alunos e um polícia, antes de se suicidar.
2007 Novembro - Finlândia
Pekka-Eric Auvinen matou a tiro seis colegas, a enfermeira da escola, o diretor e suicidou-se na escola secundária de Jokela, perto de Helsínquia.
2008 Setembro - Finlândia
O estudante Matti Saari abre fogo numa escola profissional em Kauhajoki, no noroeste da Finlândia, e mata nove estudantes e um funcionário antes de se suicidar.
2009 Março - Alemanha
Um jovem de 17 anos mata nove alunos e três professores numa escola perto de Estugarda e ainda uma outra pessoa numa clínica próxima da escola. Mais tarde, é morto num tiroteio com a polícia. Dois transeuntes também morreram, elevando o número de mortos para 16, incluindo o atirador.
2010 Junho - Inglaterra
Derrick Bird dispara contra pessoas em cidades do condado rural de Cumbria. 12 pessoas morrem e 11 ficam feridas. Bird também se suicidou.
2010 Agosto - Eslováquia
Um homem armado mata a tiro seis membros de uma família e outra mulher na capital eslovaca, Bratislava, antes de se suicidar. Além dos sete mortos, 14 pessoas ficam feridas.
2011 Abril - Países Baixos
Tristan van der Vlis abre fogo no centro comercial Ridderhof, em Alphen aan den Rijn, a sul de Amesterdão, e mata seis pessoas antes de se suicidar.
2011 Julho - Noruega
Anders Behring Breivik matou 77 pessoas. Primeiro colocou um carro armadilhado num edifício do governo de Oslo, que matou oito pessoas. Depois matou a tiro 69 pessoas, a maioria adolescentes, num acampamento de verão numa ilha da ala juvenil do Partido Trabalhista.
2015 Novembro - França
Em Paris, atacantes islamistas armados com pistolas e bombas atacam a sala de música Bataclan, seis bares e restaurantes e o perímetro do estádio desportivo Stade de France, nos arredores da capital francesa. Morreram 130 pessoas - incluindo 90 espectadores do concerto no Bataclan - e centenas ficaram feridas.
2016 Julho - Alemanha
Um jovem alemão-iraniano de 18 anos, obcecado por assassínios em massa, mata pelo menos nove pessoas em Munique.
2023 Março - Alemanha
Em Hamburgo, um homem armado mata seis pessoas a tiro antes de se suicidar num local de culto das Testemunhas de Jeová. Oito outras pessoas ficaram feridas, incluindo uma mulher grávida de sete meses, que perdeu a filha.
2023 Maio - Sérvia
Numa única semana, um rapaz de 13 anos mata a tiro oito colegas e um segurança numa escola de Belgrado. Dois dias depois, um homem armado mata oito pessoas e fere outras 14 numa aldeia perto da capital sérvia. Os dois suspeitos são detidos.
2023 Dezembro - República Checa
Mais de 15 pessoas foram mortas por um estudante num tiroteio na Universidade Charles de Praga, dias antes do Natal. A polícia disse que o atirador, um estudante da faculdade de artes, tinha sido "eliminado". O pai do suspeito tinha sido encontrado morto no início do dia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.