page view

Nova tragédia no mar mata 39 refugiados

75 pessoas foram salvas. Entre as vítimas há 5 crianças.

31 de janeiro de 2016 às 04:12

Pelo menos 39 pessoas, cinco das quais crianças, perderam ontem a vida em mais um naufrágio de uma embarcação com refugiados no mar Egeu, junto à costa turca. Outras 75 pessoas conseguiram salvar-se ou foram resgatadas com vida pela Guarda Costeira turca, que admite que o número de vítimas mortais poderá ser superior.

A embarcação, que transportava mais de uma centena de pessoas de nacionalidade síria, afegã e birmanesa, afundou-se durante a noite, pouco após deixar a costa turca rumo à ilha grega de Lesbos. Os gritos dos refugiados que conseguiram chegar a terra acordaram os residentes, que alertaram as autoridades. No total, 75 pessoas conseguiram nadar até terra ou foram resgatadas pela Guarda Costeira turca. Muitas delas foram hospitalizadas com hipotermia.

Até ao final da tarde de ontem, as autoridades tinham recolhido 39 corpos, cinco dos quais de crianças, mas admitiam que o balanço do naufrágio poderá ser superior, já que ninguém sabe ao certo quantas pessoas seguiam a bordo da embarcação, de 17 metros de comprimento.

Segundo a agência da ONU para os refugiados, só no mês de janeiro chegaram à Europa 54 500 migrantes e requerentes de asilo, a maioria dos quais através do mar Egeu. Pelo menos 236 pessoas morreram afogadas a tentar a travessia.

-----

Leia a opinião de Octávio Ribeiro, diretor do Correio da Manhã, sobre este tema: A tolerância tem limites

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8