page view

Papa dá palmada violenta na mão de peregrina

Não há memória de uma reação física tão violenta do Papa Francisco para com um peregrino. Já pediu desculpas pelo “mau exemplo”.

02 de janeiro de 2020 às 01:30

As imagens correm o Mundo: Francisco perdeu a paciência, na noite do último dia de 2019, em plena praça de São Pedro, na tradicional visita ao presépio. Caminhava por entre os fiéis quando uma peregrina lhe esticou a mão.

O Papa correspondeu à saudação, mas ninguém imaginaria o que se passou a seguir. A mulher, atrás do gradeamento, puxou-o para si, para espanto do chefe da Igreja Católica, dando-lhe uma palmada violenta para se libertar.

Não se percebe o que a peregrina disse ao Sumo Pontífice nem o que este respondeu, com cara de poucos amigos, mas é visível o desconforto e a irritação do Papa Francisco, que se afastou do local em passada larga, transtornado. Momentos antes do incidente, as imagens vídeo mostram a mulher, ao que tudo indica de origem asiática, a fazer o sinal da cruz.

Rapidamente as imagens do sucedido chegaram às redes sociais, contando já com centenas de milhares de visualizações.

Estranho, em todo este episódio, o comportamento dos dois seguranças que o acompanhavam mais de perto, mais curiosos que interventivos, também eles intrigados com o que estava a acontecer.

"O amor faz-nos pacientes e, tantas vezes, perdemos a paciência. Também eu. Peço desculpa pelo mau exemplo que dei" confessou esta quarta-feira, na recitação do ângelus na solenidade de Santa Maria, desde a janela do apartamento pontifício. Foi a primeira missa do ano a que presidiu, 53º Dia Mundial da Paz, em que a violência sobre as mulheres ocupou boa parte da homilia.

"Toda a violência infligida às mulheres é profanação de Deus, nascido de uma mulher. A salvação chegou à humanidade, a partir do corpo de uma mulher: pelo modo como tratamos o corpo da mulher, vê-se o nosso nível de humanidade", disse .

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8