page view

Paralisação do Governo dos EUA provoca falta de controladores aéreos em aeroportos

Republicanos acusam os democratas de quererem financiar a saúde de "imigrantes ilegais", algo que a bancada democrata nega.

07 de outubro de 2025 às 00:57

A suspensão de atividades governamentais nos Estados Unidos (EUA) provocou a falta de controladores aéreos em alguns aeroportos do país, disse esta segunda-feira o secretário dos Transportes dos EUA, Sean Duffy.

"Houve um aumento de chamadas de controladores que não se estão a apresentar para trabalhar, alegando doença", disse Duffy, durante uma conferência de imprensa no aeroporto de Newark (Nova Jérsia).

O secretário também alertou que a ausência prolongada de controladores aéreos pode levar a interrupções nos voos.

De acordo com Duffy, a redução do número de voos que operam diariamente nos EUA pode ser o primeiro efeito imediato da paralisação que completa esta segunda-feira seis dias.

A paralisação do Governo, que começou na quarta-feira, deve-se às posições inconciliáveis entre os republicanos e os democratas sobre o financiamento de subsídios de saúde, discutidas no Senado (câmara alta do Congresso).

Durante a paralisação do Governo, os funcionários federais, incluindo os controladores de tráfego aéreo, estão a trabalhar sem remuneração.

No próximo domingo, se a paralisação continuar, um programa que paga as viagens locais para as zonas rurais em diferentes partes do país, como o Alasca, ficará sem fundos, acrescentou o secretário.

Os líderes democratas no Congresso disseram no sábado estarem dispostos a prolongar a atual paralisação do governo até chegarem a um acordo com os republicanos para reforçar o financiamento do Obamacare (a Lei de Cuidados de Saúde Acessíveis), cujos créditos (dinheiro autorizado pelo governo para gastar no programa) vão expirar no final de 2025.

Os republicanos acusam os democratas de quererem financiar a saúde de "imigrantes ilegais", algo que a bancada democrata nega.

A maioria republicana (53) no Senado precisa de mais sete votos para conseguir aprovar um novo orçamento.

Durante a última paralisação do governo norte-americano, em 2019, atrasos generalizados nos aeroportos do país pressionaram o Congresso e Trump, no seu primeiro mandato, a chegar a um acordo com os democratas para reabrir o governo após uma paralisação de 35 dias.

O Senado dos EUA deverá retomar reuniões esta terça-feira para chegar a um acordo sobre o financiamento de subsídios de saúde.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8