page view

Pastor evangélico diz que quem desfilou no Carnaval do Rio em homenagem a Lula da Silva será punido com cancro

No polémico desfile em homenagem a Lula, o movimento evangélico foi ridicularizado de várias formas e os seus fiéis representados ofensivamente dentro de latas de conserva.

18 de fevereiro de 2026 às 17:25

Um pastor evangélico da Assembleia de Deus de São Paulo reagiu com uma praga cruel e nada apropriada a um religioso ao desfile da Escola de Samba Académicos de Niterói, que nos desfiles de Carnaval do Rio de Janeiro levou para o Sambódromo da Sapucaí um samba-enredo em homenagem a Lula da Silva, que esteve presente. Elias Cardoso, líder da Assembleia de Deus Ministério de Perus, um bairro na zona norte da capital paulista, acrescentou que Deus vai responder com dureza para punir quem participou no desfile, que além de homenagear Lula ridicularizou e insultou quem professa a Fé evangélica.

“Deus vai responder a todos que imitaram e ridicularizaram a nossa igreja, que tripudiaram em cima da nossa Fé. Quando essas pessoas estiverem com cancro na garganta, elas vão lembrar-se de com quem mexeram", afirmou o pastor durante um culto no templo que comanda.

No polémico desfile em homenagem a Lula, candidato à reeleição nas presidenciais de outubro próximo, o movimento evangélico foi ridicularizado de várias formas e os seus fiéis representados ofensivamente dentro de latas de conserva. As referências ofensivas ao movimento evangélico provocaram uma enorme polémica no Brasil e já foram consideradas internamente por líderes do partido de Lula um excesso desnecessário e um erro grave, pois cortaram os laços que o veterano presidente estava a tentar criar com essa numerosa parcela da sociedade visando as eleições do final do ano.

O desfile da Académicos de Niterói, que enalteceu ao extremo a história de Lula, ocultou as inúmeras acusações de que ele foi alvo ao longo da carreira política e ainda representou o ex-presidente Jair Bolsonaro como um palhaço, pode, ironicamente, ter sido prejudicado pelo próprio homenageado. Extremamente vaidoso, Lula descumpriu o acordo de assistir ao desfile no camarote, invadiu a avenida para apertar a mão de quem desfilava num claro gesto eleitoral, e a presença dele, de assessores e seguranças atrapalhou a evolução da escola de samba, que pode ser punida com a perda de pontos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8