page view

Rebeldes esperam ‘empurrão’ unionista no Reino Unido

Críticos admitem que plano para afastar May fracassou por agora, mas mantêm esperança.

21 de novembro de 2018 às 01:30

Os rebeldes conservadores que se opõem ao acordo do Brexit admitiram esta terça-feira que o seu plano para forçar uma disputa pela liderança do partido e afastar a primeira-ministra Theresa May fracassou e esperam agora que os unionistas do DUP ajudem a travar o acordo no Parlamento.

"É assim a vida na política. Nem sempre todas as pessoas concordam connosco", desabafou o líder dos rebeldes, Jacob Rees-Mogg, que na semana passada apelou a uma moção de censura para afastar May da liderança do Partido Conservador e do governo.

No entanto, até ontem à noite, os rebeldes apenas tinham conseguido garantir 25 dos 48 votos necessários para desencadear uma disputa pela liderança, o que foi encarado como uma derrota.

Porém, Rees-Mogg não baixa os braços e acredita que, se o acordo do Brexit for chumbado no Parlamento, em dezembro, muitos outros deputados conservadores irão juntar-se ao grupo daqueles que pedem o afastamento de May.

"A paciência é uma virtude", afirmou, acrescentando não acreditar que o acordo seja aprovado devido à oposição dos unionistas norte-irlandeses do DUP, que até agora têm sustentado a frágil maioria de May no Parlamento.

PORMENORES 

Reunião com Juncker

Theresa May reúne-se hoje em Bruxelas com o presidente da Comissão Europeia, Jean- -Claude Juncker, para discutir a declaração sobre os termos da futura relação do Reino Unido com a UE que será aprovada juntamente com o acordo do Brexit na cimeira de domingo.

Tensão com Espanha

Espanha ameaçou vetar o acordo do Brexit por causa de Gibraltar e o MNE Josep Borrell aumentou ainda mais a tensão ao dizer que o Reino Unido "irá desmoronar-se antes de Espanha" e que "uma Escócia independente será bem-vinda na UE".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8