Vacinas da Pfizer e Sputnik V apresentaram resultados de eficácia superiores a 90%.
Com a pandemia a acelerar em todo mundo desde o final do mês de outubro, a necessidade de haver uma vacina eficaz contra a Covid-19 é cada vez maior. Esta segunda-feira, o mundo recebeu a notícia de que a vacina da farmacêutica Pfizer tinha uma eficácia de 90%, um valor que surpreendeu a comunidade científica. Já esta quarta-feira, a Rússia anunciou que a vacina Sputnik V apresentou resultados de 92% de eficácia.
Estas notícias são como uma luz ao fundo do túnel numa altura em que há mais de 51 milhões de infetados em todo o mundo - conhecidos, visto que os assintomáticos que nunca foram testados podem elevar consideravelmente este número - e mais de um milhão de mortes (1 272 911, segundo os dados mais recentes). Mas as restantes vacinas? Os cientistas estão a trabalhar em contra-relógio para finalizar vacinas e começar, enfim, o processo de produção. Há dezenas de vacinas a serem desenvolvidas, conheça as que são mais promissoras.
Vacina da Pfizer em conjunto com a alemã BioNTech
A empresa revelou que a vacina foi eficaz em 90% dos casos em que atuou na prevenção da doença.
"O primeiro conjunto de resultados do ensaio de fase 3 da vacina Covid-19 fornece evidência inicial da capacidade da nossa vacina em prevenir a Covid-19", referiu Dr. Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.
A vacina da Pfizer está a ser desenvolvida em conjunto com a alemã BioNTech. A farmacêutica pondera agora pedir uma autorização de emergência para conseguir a vacina no final de novembro, depois de concluidos todos os testes de segurança.
Alguns dos voluntários admitem que os sintomas sentidos após lhes ter sido injetada a vacina podem comparar-se aos efeitos da toma da vacina contra a gripe.
Rússia anuncia que vacina Sputnik V tem 92% de eficácia
"Com base nas nossas observações, a sua eficácia também é superior a 90%", afirmou Oksana Drapkina, diretora de um instituto de pesquisa do ministério da saúde russo.
A investigadora avançou ainda que irão ser publicados brevemente os resultados provisórios do teste pós-registro da vacina Sputnik V, os chamados testes de Fase III.
Vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e AstraZeneca
Esta vacina era uma das favoritas na luta contra a Covid-19. Atualmente, os ensaios clínicos desta estão com semanas de atraso face à vacina da farmacêutica Pfizer.
A vacina, denominada ChAdOx1, está a ser alvo de testes de Fase III em todo o mundo, com resultados esperados nas próximas semanas.
Vacina da Moderna
Esta denomina-se mRNA-1273 e também se encontra a ser alvo de testes de Fase III, à semelhança da vacina de Oxford. 30 mil voluntários norte-americanos vão participar neste fase e deverão receber a vacina.
Os resultados deverão, por isso, ser conhecidos também nas próximas semanas.
De acordo com a Moderna, 500 milhões de doses da vacina poderão ser distribuídos no início do próximo ano, graças a um acordo com a fabricante suíça Lonza, que vai ajudar na produção de um bilião de doses por ano.
Vacina da CanSino em conjunto com o Instituto de Biotecnologia na China
A Ad5-nCoV é uma das principais candidatas a vacinas na China. Os resultados do ensaio de Fase II mostraram que a vacina produz "respostas imunes significativas na maioria dos receptores", sem efeitos colaterais graves, descreve o jornal britânico Mirror.
A farmacêutica CanSino ainda se encontra na fase II dos testes, porém, foi a primeira a receber aprovação limitada para usar a vacina em pessoas.
O governo chinês aprovou a vacina apenas para uso militar e ainda não foi anunciado quando é que esta poderá ser distribuída para a população.
Vacina da Janssen da Johnson & Johnson
A vacina da farmacêutica Janssen da Johnson & Johnson recebeu luz verde esta terça-feira para realizar testes finais no México.
A Ad26.COV2-S começou o ensaio de Fase III em setembro, incluindo 60 mil pessoas em 215 locais nos EUA, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru e África do Sul.
Vacina da Novavax
A NVX-CoV2373 da farmacêutica Novavax, sediada em Maryland, Estados Unidos, é administrada em duas doses, com 21 dias de intervalo.
Esta vacina começou a ser alvo de testes de fase III no final de setembro no Reino Unido com 10 mil voluntários a serem vacinados.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.