Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
1

Theresa May já é PM do Reino Unido

Cameron deseja "contínuo sucesso" na hora da despedida.
13 de Julho de 2016 às 17:50
May é a segunda mulher à frente do governo britânico desde Margaret Thatcher
May é a segunda mulher à frente do governo britânico desde Margaret Thatcher FOTO: Dominic Lipinski/Reuters
A líder do partido Conservador britânico, Theresa May, foi esta quarta-feira nomeada primeira-ministra pela rainha Isabel II, na sequência da demissão de David Cameron.

Cameron foi recebido esta tarde pela rainha Isabel II para apresentar a sua resignação formal, após ter anunciado que se demitiria por causa do voto que ditou a saída do país da União Europeia.

Numa declaração final frente ao seu gabinete de Downing Street e acompanhado pela mulher e os seus três filhos, disse que o seu cargo á frente do Executivo foi "a maior honra" da suaa vida e acrescentou: "O meu único desejo é o contínuo sucesso deste grande país que tanto amo".

Ao dirigir-se à sua sucessora, Theresa May, desejou-lhe sorte nas negociações sobre a saída do país da UE e garantiu que a futura primeira-ministra garantirá a liderança "forte e estável" que o país necessita.

Cameron exprimiu satisfação pela melhoria da situação económica do país e reduzido o défice quando chegou ao poder em maio de 2010, e recordou o aumento do emprego.

Entre outros aspetos, mencionou como importantes legados o casamento homossexual e a contínua contribuição económica do Reino Unido aos países em vias de desenvolvimento.

Antes, Cameron presidiu à última sessão de perguntas ao primeiro-ministro no parlamento, onde recebeu aplausos dos deputados.

May, a segunda mulher à frente do governo britânico desde Margaret Thatcher, tornar-se-à hoje a 13.ª chefe de um Governo no reinado de Isabel II, que subiu ao trono em 1952.
Reino Unido David Cameron Theresa May política
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)