page view

Tribunal do Reino Unido decide que probição do grupo Palestine Action pelo governo foi ilegal

Apesar da decisão, proibição vai manter-se termporariamente até ser conhecido resultado do recurso do governo.

13 de fevereiro de 2026 às 15:35

O Tribunal Superior do Reino Unido decidiu esta sexta-feira que a decisão do governo britânico em proibir o grupo de protesto Palestine Action, classificando-o como uma organização terrorista, era ilegal, mas manteve a proibição em vigor até uma nova audiência, enquanto o governo prepara um recurso.

Os juízes Victoria Sharp, Jonathan Swift e Karen Steyn disseram que "a natureza e a escala das atividades do Palestine Action" não atendiam ao "nível, escala e persistência" que justificariam a proibição.

Os juízes revelaram ainda estar "convencidos de que a decisão de proibir o Palestine Action foi desproporcional".

O governo proibiu o Palestine Action depois de ativistas desta organização terem invadido uma base da Força Aérea Real em junho, em protesto contra o apoio militar britânico à ofensiva militar de Israel contra o Hamas em Gaza, que matou dezenas de milhares de palestinianos.

O governo declarou o grupo como uma organização terrorista, tornando a filiação ou o apoio ao Palestine Action num crime punível com até 14 anos de prisão. Desde então, mais de 2.700 pessoas foram presas em protestos por empunharem cartazes de apoio à organização e mais de 250 acusadas ao abrigo da Lei Antiterrorismo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8