page view

Trump ataca imigração ilegal que causou "crise humanitária" nos EUA

Presidente norte-americano referiu que está pronto para acabar com a "crise do coração e da alma" que é a imigração ilegal na fronteira com o México.

09 de janeiro de 2019 às 08:48

O presidente dos EUA, Donald Trump, fez o seu primeiro discurso na Sala Oval esta terça-feira à noite. Num discurso de 10 minutos feito ao 17º dia de shutdown do Governo, Trump pediu mais fundos para o muro na fronteira sul do país. "Esta é uma crise humanitária, uma crise do coração e da alma", declarou o presidente.

O republicano pressionou de novo os democratas para que aprovem os 5,7 mil milhões de dólares para a construção de um muro entre os EUA e o México, dizendo a milhões de americanos que o encerramento parcial do governo só acontece "porque os democratas não querem financiar a segurança das fronteiras".

"Meus companheiros americanos, esta noite dirijo-me a vocês porque há uma crise humanitária crescente e uma crise de segurança na nossa fronteira sul. Todos os dias, os serviços fronteiriços encontram milhares de imigrantes ilegais a tentar entrar no nosso país", começou por dizer o presidente dos EUA, neste discurso.

Num discurso transmitido por dezenas de estações televisivas e de rádio, o presidente refere que os EUA "não têm espaço para os segurar [aos imigrantes], mas também não temos uma forte de os devolver ao seu país de origem". 

O presidente assegurou: "A América recebe, de forma orgulhosa, milhões de imigrantes legais que enriquecem a nossa sociedade e que contribuem para a nossa nação", mas lembra ainda que "todos os americanos são magoados por migração ilegal e não controlada. Prejudica recursos públicos". 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8