Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
3

Trump levanta sanções à Turquia após cessar-fogo na Síria

Presidente dos Estados Unidos discursou numa conferência de imprensa na Casa Branca.
SÁBADO 23 de Outubro de 2019 às 17:21
Donald Trump
Donald Trump
O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, afirmou esta quarta-feira que a operação militar lançada na passada semana pela Turquia no norte da Síria cessou permanentemente e que, portanto, iria levantar as sanções impostas àquele país.

Trump explicou que o cessar-fogo não só permitiu desbloquear esta situação mas também conseguiu salvar "inúmeras vidas" de curdos.

O presidente dos EUA explica que falou com o general Masloum, o responsável máximo das forças curdas. "Ele está muito grato pelo que os EUA fizeram. Garantiu que o Estado Islâmico está bem fechada à chave", referindo-se aos antigos combatentes do grupo extremista que são prisioneiros das forças curdas no norte da Síria. "Um número pequeno deles conseguiu sair mas quase todos foram recapturados", acrescentou ainda Trump.

O levantamento de sanções surge no mesmo dia em que o enviado especial da administração Trump à Síria apresentou um relatório onde afirmava ter encontrado provas de terem sido perpetuados crimes de guerra por parte das forças turcas na Síria, durante a sua ação contra os curdos.
Donald Trump Síria Síria distúrbios guerras e conflitos diplomacia relações internacionais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)