Trump promete pacto comercial após críticas a Theresa May

Depois de criticar planos de Theresa May para o Brexit, presidente diz agora que decisão não terá impacto nas relações com os EUA.
Por Ricardo Ramos|14.07.18
  • partilhe
  • 1
  • +
Donald Trump garantiu ontem que a relação entre os EUA e o Reino Unido "está mais especial do que nunca" e prometeu a Theresa May "um grande acordo comercial" após o Brexit. Isto menos de 24 horas depois de ter arrasado a PM britânica e os seus planos para a saída da UE e garantido que um acordo comercial entre os dois países estava "morto".

"Qualquer que seja a vossa decisão sobre o Brexit, está bom para nós. A decisão é vossa. Os Estados Unidos estão ansiosos por finalizar um grande acordo comercial bilateral com o Reino Unido, é uma oportunidade incrível para os dois países", disse o presidente norte-americano após uma reunião com Theresa May na residência de verão da primeira-ministra, em Chequers. Trump, aliás, desdobrou-se em elogios a May, que considerou uma "grande mulher, inteligente, firme e capaz", que está a fazer "um excelente trabalho".

Os elogios de Trump contrastam vivamente com as críticas que fez à primeira-ministra e aos seus planos para o Brexit numa entrevista ao tabloide ‘The Sun’, que foi publicada esta sexta-feira de manhã. Nesta, Trump acusou May de negociar com Bruxelas um acordo contrário àquilo que os eleitores votaram no referendo do Brexit. "Eu teria feito muito diferente. Aliás, eu expliquei a May como devia negociar com a UE, mas ela não me deu ouvidos", desse o presidente dos EUA, acrescentando que, a manterem-se os planos de May para o Brexit, isso "mataria" qualquer esperança de um acordo comercial com os Estados Unidos.

pub

pub

Ver todos os comentários
Para comentar tem de ser utilizador registado, se já é faça
Caso ainda não o seja, clique no link e registe-se em 30 segundos. Participe, a sua opinião é importante!