Manuel Falcão
Diretor-Geral da Nova ExpressãoNo domingo passado, às oito da noite, quando as estações de televisão anunciaram as suas primeiras sondagens sobre o resultado das autárquicas, a SIC foi a estação mais vista, com 16,2% de share, seguida da TVI, com 15,4%, e da RTP 1, com 13,9%. Ao longo da noite, esta foi a tendência nos canais generalistas. No cabo, a emissão eleitoral vencedora foi a da CMTV, com 6,4%, seguida da SIC Notícias, com 3,6%, e da CNN Portugal, com 3,4%. O canal NOW, com 1,7% de share no período de informação eleitoral, ficou à frente da RTP 3, que entre cabo e TDT em conjunto teve 1,6%. A partir das 23h00 a audiência esmoreceu significativamente e os resultados finais de Lisboa e Porto, perto da uma da manhã, já foram vistos por um auditório reduzido. No domingo, a RTP1 teve um share médio de 9,8%, a SIC de 12,7% e a TVI de 14,9%, enquanto que nesse dia de eleições o conjunto de canais de cabo e plataformas de streaming teve 61,7% de share médio. Na semana passada, a RTP 1 teve um share médio de 11,6%, um aumento em relação à semana anterior, a SIC teve 14,2%, e a TVI venceu de novo, pela quinta semana consecutiva, com 15,3% de share médio. O programa mais visto da semana passada foi a transmissão do jogo Portugal-Irlanda, da fase de qualificação do Mundial 2026, que obteve 44,4% de share e 2,1 milhões de telespectadores. O segundo programa mais visto foi ‘Secret Story’, da TVI, seguido pelo ‘Preço Certo’ e ‘Taskmaster’, ambos da RTP 1. ‘Secret Story’ teve um share máximo de 20,6% e uma audiência de 980 mil telespectadores.
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