page view

Ricardo Candeias

Advogado

Lesados da PT em risco

10 de outubro de 2017 às 00:30

Milhares de portugueses que investiram em obrigações da Portugal Telecom (PT) têm inúmeras razões para estarem de cabeça perdida desde finais de junho de 2016.

As suas poupanças esfumaram-se, de um dia para o outro, com o pedido de recuperação judicial apresentado pela Oi junto da Justiça brasileira.

No entanto, a Oi, preocupada em ver aprovado o seu Plano de Recuperação, implementou o chamado Programa de Acordo de Credores (PAC).

Para alguns credores esta é a solução ideal. Mas só se investiu até cerca de 13 500 euros (50 000 reais) é que pode ver reembolsado esse valor e desde que adira ao PAC.

Genericamente, por intermédio do PAC, a Oi devolve-lhe 90% do seu investimento com a assinatura do documento e 10% depois de aprovado o Plano de Recuperação na assembleia-geral que se irá realizar a 23 de outubro.

No entanto, o total do valor recebido nunca poderá ultrapassar os 13 500 euros. Há aqui dois ou três pontos que importa considerar: 1.º Como é que eu sei que o PAC é a melhor solução para mim (por exemplo, se investi 30 000 euros)? 2.º Quais as consequências por ter assinado o PAC? Como é que eu controlo o recebimento dos valores e quem me pode ajudar se os pagamentos não ocorrerem?

Na realidade, o representante da Oi em Portugal não é o defensor dos interesses dos lesados. Por isso, o investidor não deve ter uma perspetiva de curto prazo quando a médio e longo prazo pode ser-lhe facultada uma melhor solução.

Quem concluir que o PAC é o melhor para si tem todo o interesse em que o Plano de Recuperação seja aprovado na referida assembleia-geral.

Para isso, é imperativo que se apresente nessa assembleia-geral e que vote favoravelmente a aprovação do Plano.

Parece-me que, desde o Mundial do Brasil, nunca tantos olhos lusitanos estiveram apontados para as terras de Vera Cruz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

O sexo e a cadeia

Ultrapassa o senso comum a preocupação exacerbada com a vida sexual harmoniosa de reclusos, homicidas e assaltantes à mão armada.

O País das autarquias

O PSD beneficia de controlar o governo central, que, entre outras benesses, deu aos eleitores uma parte do IRS.

Blog

Duas belíssimas conferência de Byung-Chul Han (uma em Lisboa, outra em Leipzig) em que a música abraça a sua reflexão sobre o mundo.

Paz, pão...

O pacote do governo não deixa de ser interessante, mas vai-nos ao bolso

Humilhado num programa de TV

Ser alguém, hoje, é vender a alma à máquina da exposição, mesmo que isso signifique rastejar diante de um País inteiro.

A nova agência

Escolas enfrentam obstáculos até para solicitar horários quando faltam professores.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8