José Carlos Martins
Presidente do Sindicato dos Enfermeiros PortuguesesA remuneração de trabalhadores licenciados em vários domínios/carreiras, em início de atividade na administração pública, varia entre os 1400 e 1500 euros. Aos enfermeiros, com uma formação inicial de 4 anos e também licenciados, Governo e Ministério da Saúde (MS) impuseram uma remuneração inicial de 1200 brutos.
Recebem mensalmente entre 800 e 900 euros líquidos. Mesmo assim, há milhares de enfermeiros com mais 10 anos de exercício que, por deterem um contrato individual de trabalho, auferem uma remuneração bruta entre 970 e 1176 €.
O Ministério da Saúde continua a não pretender resolver e, agora, agudizou a discriminação. Para além da formação inicial, há milhares de enfermeiros que fizeram um Curso de Especialização (de duração entre 18 e 24 meses) à sua custa. Prestam mais e melhores cuidados e o MS ainda não aceitou que detenham qualquer acréscimo salarial. A linha vermelha da desvalorização e discriminação dos enfermeiros foi ultrapassada há muito pelo Governo e Ministério da Saúde. Alguma coisa vai acontecer.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
Houve logo quem se recordasse do tremor de terra de 1755.
Quando estão em causa políticos, a prioridade deveria ser sempre a clareza, a confiança e a responsabilização.
É bom que as autoridades europeias não abrandem a pressão.
Será que ninguém sabia ou desconfiava de nada?
Vamos pensar, discutir e fazer um Portugal melhor em 2026.
A força da ANMP reside na sua diversidade e na capacidade de transformar essa diversidade numa agenda comum.