page view
Francisco José Viegas

Francisco José Viegas

Escritor

Blog

02 de setembro de 2013 às 01:00

O poema chama-se ‘Colheita das Amoras’ e é um dos textos que se poderiam incluir numa antologia dos "mais belos poemas da língua inglesa". Este ano, Seamus Heaney (nascido em 1939 na Irlanda do Norte) não colheu as amoras do final de agosto – morreu aos setenta e quatro anos, na sexta-feira passada. Com ele desaparece um dos pilares do lirismo irlandês, discreto, de rigor métrico, procurando reproduzir a paisagem, os pequenos gestos de amor, o encantamento ou a perturbação diante da própria poesia, a desilusão do quotidiano.

Podem procurar a sua obra em português, traduzida por Vasco Graça Moura (‘Antologia Poética’) ou por Rui Carvalho Homem (‘Da Terra à Luz’) e acredito que pode ser uma surpresa.

---

"A Jesus e a Vieira nada tenho a dizer; não me ocupo de adeptos do FCP, do Alverca e do Sporting"

- Filipe Nunes Vicente, no blogue Declínio e Queda.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Adeus, Jogos ‘Wokelímpicos’

Enquanto o COI impedia homens biológicos de baterem em mulheres, por cá a gente entreteve-se com uma pseudo-traição na ‘Secret Story’ e a bolha mediática acha mal José Luís Carneiro pressionar pela libertação de presos políticos.

Constituição

Hoje, o desafio não é reescrever o texto constitucional, mas cumprir o seu espírito.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8