page view
João Pereira Coutinho

João Pereira Coutinho

Cabeças pequenas

03 de abril de 2026 às 00:30

Ninguém pedia que a Europa marchasse com Israel e os EUA para o Irão. Mas há mínimos: interditar o uso de bases aéreas à aviação americana (obrigado, Sánchez) ou o próprio espaço aéreo francês (obrigado, Macron) é sabotagem entre aliados. Trump não merece melhor depois das ameaças sobre a Gronelândia? Pergunta errada: a relação é com os EUA, não com Trump. Além disso, as relações internacionais não se fazem com sentimentos; fazem-se com interesses - e é do interesse da Europa que o regime teocrático iraniano não tenha direitos de portagem no estreito de Ormuz, muito menos capacidade balística nuclear. Se Trump pagar na mesma moeda, abandonando os europeus à sua sorte, não será apenas a Ucrânia a sofrer as consequências. Será a Europa - e a ilusão persistente de que pode viver à margem da realidade. Cabeças pequenas, horizontes curtos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Logo CM

Newsletter - Bom Dia

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Tudo bons rapazes

Com os detidos no dia da greve geral, ficamos a saber que os mesmos ‘estão bem integrados na sociedade’.

Descansos compensatórios

Greves na véspera de um feriado, seguido por uma ‘ponte’ com acesso directo a um fim-de-semana servem para dar descanso ao sector público.

Ajudas perversas

O subsídio chega pontualmente sem exigir o incómodo de procurar trabalho. Serei o único a testemunhar estes incentivos perversos?

A última moda

Se Montenegro é uma ‘cópia’ de Ventura - na imigração, por exemplo -, isso devia merecer um aplauso de Passos, não uma crítica.

O Correio da Manhã para quem quer MAIS

Icon sem limites

Sem
Limites

Icon Sem pop ups

Sem
POP-UPS

icon ofertas e descontos

Ofertas e
Descontos

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8