page view

"A próxima semana será difícil": Governo declara situação de alerta devido ao risco de incêndio

Situação entra em vigor a partir da meia-noite deste domingo.

02 de agosto de 2025 às 13:10
A carregar o vídeo ...

'A próxima semana será difícil': Governo declara situação de alerta devido ao risco de incêndio

A ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, anunciou, este sábado, que o País estará em situação de alerta devido ao risco de incêndio e às elevadas temperaturas durante a próxima semana. 

A situação estará em vigor a partir da meia-noite deste domingo até às 23h59 de quinta-feira.

A medida vem acompanhada de uma série de proibições que a ministra apela a população a respeitar. O acesso ao interior das florestas, bem como a circulação e permanência nesses espaços, está proibido.

Durante os próximos dias, será proibido ainda fazer queimadas e utilizar fogo de artifício, ou outros artigos pirotécnicos. Maria Lúcia Amaral esclareceu que todas as autorizações emitidas para estas práticas estão suspensas, no entanto, realçou que há exceções que podem ser consultadas no portal do Governo.

Segundo a ministra, a medida "decorre da manutenção de temperaturas muito altas, dos baixos níveis de humidade e da necessidade de adotar medidas preventivas e especiais de resposta ao risco de incêndio em Portugal Continental".

Maria Lúcia Amaral garantiu que todo o dispositivo de combate aos incêndios "está pronto e mobilizado" e pediu para a população confiar nos bombeiros, na Proteção Civil e restantes autoridades. "Todos têm feito um trabalho extraordinário e incansável", disse a ministra, deixando uma palavra de reconhecimento e gratidão a todos os que trabalham no combate às chamas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8