page view

CDU recusa integrar coligação com Livre, BE e PAN em Loures

Coligação PCP/PEV não exclui "pontos de convergência" com a parceria "Construir o Futuro", mas assume-se como a "verdadeira alternativa".

29 de julho de 2025 às 16:12

A CDU de Loures rejeitou integrar uma coligação composta pelo Livre, BE e PAN para concorrer à presidência do município do distrito de Lisboa nas eleições autárquicas de outubro, foi esta terça-feira divulgado.

O BE, o Livre e o PAN (Pessoas-Animais-Natureza) formaram a coligação "Construir o Futuro" para se candidatar à Câmara de Loures nas próximas eleições autárquicas.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, o Bloco de Esquerda de Loures dá conta que foi endereçada uma carta aberta à candidatura da CDU (coligação PCP/PEV), convidando-a a integrar e a liderar a coligação "Construir o Futuro".

A coligação "Construir o Futuro" é liderada pelo Livre e tem como candidato Luís Sousa, já a candidatura da CDU é encabeçada por Gonçalo Caroço.

Em declarações à agência Lusa, o candidato da coligação "Construir o Futuro" justificou o convite endereçado à CDU com a necessidade de formar "uma frente progressista, humanista e democrática", capaz de "vencer as eleições em Loures".

"Fizemos aquilo que consideramos ser a nossa parte, em circunstâncias muito difíceis e que nos obriga a todos a ter uma postura diferente. Infelizmente a CDU recusou o convite", lamentou.

Questionado sobre os motivos para considerar que as "circunstâncias são muito difíceis", Luís Sousa apontou para o "crescimento da extrema-direita" e a "postura" do atual presidente da Câmara de Loures, o socialista Ricardo Leão.

"O PS optou, sem nenhum motivo, por procurar unir-se a esse discurso da extrema-direita, com um conjunto de atitudes que, na minha opinião visam apenas conseguir mais votos", justificou.

Contactada pela Lusa, fonte da candidatura da CDU à Câmara de Loures explicou que o partido não exclui "pontos de convergência" com a coligação "Construir o Futuro", mas que se assume como a "verdadeira alternativa".

"A CDU, pelo seu percurso, obra, intervenção, proposta e luta é quem se destaca como alternativa à gestão do PS na Câmara de Loures", justificou.

Além de Luís de Sousa e de Gonçalo Caroço, também já anunciaram a candidatura ao município de Loures o social-democrata Nélson Batista, Ricardo Leão (PS) e Bruno Nunes (Chega).

O atual executivo de Loures é composto por quatro eleitos do PS, incluindo o presidente, quatro da CDU, dois do PSD e um do Chega.

As eleições autárquicas estão marcadas para 12 de outubro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8